Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Teresópolis elege delegados para a 3ª Conferência Nacional de Cultura

Teresópolis elege delegados para a 3ª Conferência Nacional de Cultura
Teresópolis elege delegados para a 3ª Conferência Nacional de Cultura

Teresópolis, 1º de outubro de 2013 - Na última sexta, 27, e no sábado, 28 de setembro, centenas de gestores e agentes culturais de todo o Estado do Rio se reuniram na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, para a 3ª Conferência Estadual de Cultura. Todos os municípios do estado foram representados no evento, incluindo Teresópolis, que contou com comitiva e se mostrou presente na tomada de decisões, elegendo um dos delegados que vão representar o estado na 3ª Conferência Nacional de Cultura.

Representaram Teresópolis o secretário de Cultura, Wanderley Peres, o subsecretário, Arnaldo Almeida, e os delegados municipais eleitos em junho durante a 3ª Conferência Municipal de Cultura: Nara Zeitune, representando o Poder Público, e Ivo Bernardo, Licko Turle e Carlos Artur Esteves, representantes da sociedade civil.

Realizada durante dois dias, a conferência contou com aprovação do regimento interno, debate da Lei Estadual de Cultura e discussão de cinco eixos temáticos: Lei Estadual de Cultura, implementação do Sistema Nacional de Cultura, produção simbólica e diversidade cultural, cidadania e direitos culturais, e ainda cultura e desenvolvimento. A delegação de Teresópolis defendeu as propostas aprovadas na 3ª Conferência Municipal de Cultura e ainda atuou de forma conjunta com os demais municípios da região, que compõem o Fórum de Gestores Públicos de Cultura da Região Serrana.

Também na ocasião, foram definidos os delegados que vão representar o Estado do Rio de Janeiro na 3ª Conferência Nacional de Cultura, que será realizada de 26 a 29 de novembro deste ano. Da comitiva que irá a Brasília, com mais de 40 delegados, seis integrantes representam a Região Serrana, entre eles, a coordenadora de projetos da Secretaria de Cultura de Teresópolis, Nara Zeitune, e o produtor cultural Licko Turle, também de Teresópolis, representando a sociedade civil.

“Dada a proporção de uma conferência estadual, a participação de Teresópolis no evento foi extremamente efetiva e rendeu bons resultados. Agora teremos representantes de nosso município, defendendo os nossos interesses na 3ª Conferência Nacional de Cultura e lutando pelo desenvolvimento cultural de toda a região”, avaliou o secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário