Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Teresópolis marca presença na Conferência Nacional do Meio Ambiente, em Brasília


Teresópolis marca presença na Conferência Nacional de Meio Ambiente
Teresópolis marca presença na Conferência Nacional do Meio Ambiente, em Brasília

Teresópolis, 29 de outubro de 2013 - Com a presença de 2.500 participantes de 27 estados e do Distrito Federal, foi realizada, em Brasília, a 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. O encontro, que terminou domingo (26/10), discutiu soluções para a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. “Esta é uma conferência que traz vocês para cá como agentes de transformação”, disse a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, em discurso dirigido aos 1.340 delegados que discutiram temas e elaboraram propostas para o fim dos lixões, o consumo sustentável e a logística reversa e a inclusão dos 850 mil catadores em atividade no País.

O subsecretário de Meio Ambiente de Teresópolis, biólogo Leandro Coutinho, participou de um debate como convidado do Ministério do Meio Ambiente, onde apresentou sua experiência sobre a redução dos impactos ambientais com a implantação da coleta seletiva. Ele ainda abordou a participação da Agenda 21 na elaboração de políticas públicas que estabeleçam metas e encaminhem soluções para resolver problemas sociais nas mais diversas áreas, como educação, saúde, assistência social, habitação, lazer, transporte, segurança e meio ambiente.

Em nome do Prefeito Arlei, o subsecretário Leandro Coutinho convidou a Ministra Izabella Teixeira para conhecer Teresópolis e solicitou investimentos do ministério na recuperação das áreas atingidas pela tragédia de 2011. Ele também pediu ajuda para a implantação do Plano Municipal de Saneamento, que engloba o tratamento de água, esgoto, resíduos e drenagem pluvial - este Plano já está sendo elaborado. A Ministra ressaltou que o Ministério do Meio Ambiente está estruturando o Programa Brasil + 20: Programa Nacional para Municípios Sustentáveis. Um dos pressupostos do BRASIL+20 é a convergência de informações e ações dos agentes governamentais e não governamentais que atuam na construção da sustentabilidade.

Indicada pelo Fórum da Agenda 21 de Teresópolis para compor a comissão organizadora da Conferência Estadual do Meio Ambiente, Rosayni Batalha também participou da Conferência Nacional. Ela foi eleita delegada estadual e assim pode contribuir na defesa das ações que facilitem o desenvolvimento sustentável do nosso município.

Foram priorizadas 15 ações em cada eixo temático: Produção e Consumo Sustentáveis; Redução dos Impactos Ambientais; Geração de Trabalho, Emprego e Renda; e Educação Ambiental. Entre todos os eixos, a proposta mais votada foi do Eixo 3 sobre geração de trabalho, emprego e renda. Com 562 votos, a ação propõe “garantir recursos financeiros para que os municípios e o Distrito Federal tenham condição para que as cooperativas/ associações de catadores de materiais recicláveis executem o trabalho de coleta seletiva, triagem e educação ambiental nas regiões de sua localização, com a devida remuneração pelo poder público, disponibilizando espaços físicos para as suas instalações e ecopontos”.

Mobilização nacional

Após meses de uma mobilização que reuniu mais de 200 mil pessoas em mais de 65% dos municípios brasileiros nos 26 estados e no Distrito Federal, os delegados presentes na 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, em Brasília, escolheram as 60 ações prioritárias para auxiliar na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Coordenador geral da Conferência, Geraldo Abreu destacou que o sucesso do encontro se deve ao resultado positivo dos estados. “Foi isto que consolidou esta como a maior das conferências de meio ambiente já realizada no País”, afirmou. Para o coordenador, a maior inovação deste encontro foi a abordagem da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), de forma que a sociedade tenha a chance de reverter este “quadro dramático do Brasil”. Geraldo disse ainda que a Conferência é apenas o começo de um longo processo que ainda deve avançar. “Precisamos dar outros passos para efetivar as propostas que aprovamos aqui”, indicou.

Para o coordenador do evento, a metodologia utilizada desde as etapas municipais foi fundamental para qualificar as propostas e dar foco às ações que devem ser aplicadas. “Este método tornou o delegado um protagonista do processo, propiciando que ele contribuísse com os temas de forma mais ativa. Também evitou que centenas de sugestões entrassem no texto final, tornando-as inexequíveis”, explicou.

Por fim, Geraldo Abreu deixou um recado para o poder público: que não deixe a PNRS para trás. “As pessoas estão dispostas a mudar e os segmentos organizados prontos para contribuir com esta política”, concluiu.

Foto:Divulgação
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário