Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Teresópolis terá papel de destaque na Conferência Nacional de Meio Ambiente

Subsecretario Meio Ambiente, Leandro Coutinho e a Presidente do INEA, Marilene Ramos
Teresópolis terá papel de destaque na Conferência Nacional de Meio Ambiente

Teresópolis, 23 de outubro de 2013 - O Ministério do Meio Ambiente (MMA) prepara a etapa nacional da 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente que começa nesta quinta-feira, 24, e vai até domingo, 27, em Brasília. O subsecretário municipal de Meio Ambiente de Teresópolis, biólogo Leandro Coutinho, foi convidado pelo Ministério para apresentar uma palestra sobre a redução de impactos ambientais com a implantação da coleta seletiva. Leandro Coutinho vai falar ainda sobre a participação da Agenda 21 na elaboração de políticas públicas que estabeleçam metas e encaminham soluções para resolver problemas sociais nas mais diversas áreas, como educação, saúde, assistência social, habitação, lazer, transporte, segurança e meio ambiente.

Leandro Coutinho coordena o Fórum da Agenda 21 de Teresópolis e também a Câmara Técnica de Saneamento Básico, Resíduos e Recursos Hídricos do Conleste (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense), que congrega hoje 15 municípios fluminenses da área de impacto do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro).

Política de Resíduos Sólidos será debatida por 1.352 delegados

Encerradas as etapas preparatórias, o Ministério do Meio Ambiente se organiza para receber, em Brasília, representantes de todo país na etapa nacional da 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), de 24 a 27 de outubro. Os 1.352 delegados estaduais debaterão a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) com base nas propostas cadastradas que tratam de quatro eixos prioritários: produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais, geração de emprego e renda e educação ambiental.

As propostas levadas à etapa nacional vieram das 26 etapas estaduais e da etapa distrital, além das conferências livres, que podiam ser convocadas por qualquer cidadão, e a realizada via internet. Foram realizadas 224 conferências livres em 26 estados, que mobilizou quase 25 mil pessoas. Essas modalidades foram utilizadas pela primeira vez na Conferência Nacional do Meio Ambiente.

Nas etapas estaduais foram discutidas as propostas dos municípios, levantadas durante as 643 conferências municipais e 179 regionais (que envolvia mais de um município), mobilizando 3.652 cidades. Durante a etapa nacional, será produzido um documento final com 60 ações prioritárias, sendo 15 por eixo. Esses resultados constarão na carta de responsabilidade compartilhada da 4ª CNMA.

A primeira Conferência Nacional do Meio Ambiente realizada em 2003 teve como tema o Fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente, mobilizando 65 mil pessoas. Em 2005, ocorreu a segunda com o tema Gestão Integrada das Políticas Ambientais e Uso dos Recursos Naturais. Nessa edição foram mobilizadas 85 mil pessoas. A terceira conferência aconteceu em 2008 e mobilizou 115 mil pessoas para falar de mudanças climáticas.
Leandro Coutinho
Fotos: Jeferson Hermida
fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário