Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Calouro Solidário do UNIFESO Teresópolis: há dez anos promovendo a cidadania

Calouro Solidário do UNIFESO Teresópolis: há dez anos promovendo a cidadania
Calouro Solidário do UNIFESO: há dez anos promovendo a cidadania

No início de cada semestre letivo os estudantes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) abrem mão do tradicional trote aos calouros e promovem um outro tipo de movimentação na cidade: a arrecadação de donativos para instituições de Teresópolis e região entre outras ações de cunho social, evitando a violência e incentivando a integração saudável entre calouros e veteranos. A iniciativa do projeto Calouro Solidário, que parte do Banco de Talentos, vinculado à coordenação dos cursos, está completando dez anos reafirmando o compromisso de despertar nos estudantes o exercício da cidadania, o engajamento social e a solidariedade.

Nesta década o projeto promoveu diferentes campanhas, como doação de sangue, arrecadação de agasalhos, Natal, Dia das Crianças e o apoio a outras iniciativas. Em 2006 o Calouro Solidário foi reconhecido por instituições como Fundação Educar, Faça Parte (Instituto Brasil Voluntário), Aliança Brasil Universitário por ter realizado ações socialmente responsáveis, contribuindo para o fortalecimento da consciência de cidadania em todo o Brasil. Tamanha dedicação levou o projeto a acumular números bastante significativos: nestes dez anos foram arrecadados cerca de 16 mil itens, entre eles alimentos (cerca de 15 toneladas), roupas, produtos de higiene pessoal e brinquedos, encaminhados para um total de 15 instituições. “O que me deixa mais feliz é ver que nossos estudantes levam para as empresas onde passam esta mesma iniciativa, promovendo campanhas de cunho social. Isso significa que nesses dez anos o projeto deu frutos”, declarou a professora Rita Mello, coordenadora do Banco de Talentos.

Formando cidadania

O modelista Moisés de Azevedo, formado em Administração desde 2011, gerencia a produção do seu próprio negócio, de onde sai uma contribuição para o projeto. A partir das sobras de tecidos ele confecciona peças infantis e doa, há quatro anos, à Creche Vovô Miguel, no Meudom. “É muito prazeroso participar deste projeto tão bonito”, relatou Moisés, que também participa de um trabalho social da Paróquia de Santo Antônio, onde são confeccionados enxovais de bebê que são doados a mães carentes. Outro exemplo de ex-aluno que absorveu a prática solidária é o de Tancredo Lasagno Júnior, formado desde 2009 em Ciências Contábeis. Ele presta serviços de auditoria e consultoria freelancer e é professor de Ciências Contábeis da UNIGRANRIO, no entanto conta que seu trabalho mais gratificante é o serviço ao “bom velhinho”. Assim que ingressou no UNIFESO ele se envolveu no Calouro Solidário levando com muito entusiasmo a figura do Papai Noel às comunidades. “Nunca vi o Papai Noel ficar cansado ou se chatear em atender as crianças, e aos adultos também. Servir é a melhor ação do mundo, como diz o velho ditado, quem não nascer para servir, não serve para ser servido”, justificou Tancredo.

Com a iniciativa do Calouro Solidário em prática cresce a cada semestre o número de profissionais mais conscientes e preocupados com a sociedade, disseminando ações em diversos cenários. “O nosso grande retorno não está só em recolher os donativos, mas em levarmos os estudantes para a realidade das instituições quando realizam a entrega das doações. Ali é o momento mais impactante, quando eles passam a pensar de outra forma”, apontou a professora Valéria de Oliveira Brites, coordenadora dos cursos. Jefferson Claudio da Silva ingressou neste semestre no curso de Ciências Contábeis e a vontade de ajudar o fez mobilizar seus colegas de trabalho. “Alguns quilos de alimentos não bastariam, queria levar mais, mas não podia tirar tudo do meu bolso, então apresentei o projeto do Calouro Solidário para os funcionários da lojas Murucci, Nakupenda, para o meu patrão e para um primo. É uma experiência interessante pois notei como as pessoas pensam, umas dando dinheiro, outras dando alimentos, e alguns nem se importaram. Eu esperava arrecadar mais, no entanto sei que o montante que conseguimos irá ajudar muito quem precisa”, refletiu Jefferson.

Kelly de Araujo Chaves está no 5º período de Administração e junto à sua turma sempre se dedica às ações sociais. “Com a correria do dia a dia nos desligamos da parte social e é muito importante essa preocupação do UNIFESO, que vai além do lado acadêmico e não deixa o lado social de cada um ficar apagado, nos ensinando a pensar no próximo”, observou a estudante. Quanto ao trote tradicional, ela confessa que não sente “falta da parte de bebida e bagunça, pois o calouro solidário nos mostra que não somos mais ‘moleques’, que temos que pensar no nosso futuro, ter responsabilidade perante a nossa cidade e as pessoas que têm necessidades, e que cabe a nós iniciativas para melhorar”, finalizou Kelly.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário