Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Concurso de Sonetos da Cultura terá finalistas divulgados segunda-feira

Teresópolis
Concurso de Sonetos da Cultura terá finalistas divulgados segunda-feira

Teresópolis, 22 de novembro de 2013 - Na próxima segunda-feira, 25 de novembro, serão anunciados ao público os finalistas do Concurso de Sonetos da Cultura. Os poemas inscritos estão, neste momento, sendo avaliados pela comissão julgadora que, conforme a definição e as regras literárias, tem a responsabilidade de selecionar os melhores trabalhos. A final do concurso será realizada na próxima sexta, 29, às 19h, no teatro da Casa de Cultura Adolpho Bloch. 

Promovido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, o concurso foi idealizado com o objetivo de estimular e divulgar a produção poética construída em língua portuguesa. A iniciativa homenageia o poeta e músico Vinícius de Moraes, que completaria 100 anos em 2013. As inscrições para o concurso estiveram abertas entre os dias 7 de outubro e 14 de novembro, e foi grande a procura de interessados. 

Seguindo os termos do regulamento, os textos começaram a ser avaliados nesta quinta, 21 de novembro, visando a seleção e divulgação dos finalistas na próxima segunda, 25. A lista com os finalistas será afixada em mural na Casa de Cultura Adolpho Bloch e divulgada ainda através da imprensa e dos canais de comunicação da Secretaria de Cultura na internet, na terça-feira, 26. 

Na grande final, sexta, 29 de novembro, os poemas finalistas serão declamados ao vivo por intérpretes, sob o olhar dos convidados e da comissão julgadora, composta por artistas da cidade. E, após nova avaliação, serão finalmente conhecidos os três primeiros colocados e ainda o melhor intérprete da noite. A premiação inclui filmadora, câmera fotográfica e porta-retratos digitais. 

“Além de marcar o centenário de Vinicius de Moraes, o Concurso de Sonetos da Cultura pretende incentivar o gosto pela poesia e por essa forma de expressão poética, tão rica e interessante. Será um atrativo a mais na nossa Semana Literária, que acontece com parceria da Secretaria de Educação e participação da Academia Teresopolitana de Letras”, lembra o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

I Semana Literária

A final do Concurso de Sonetos da Cultura integra a I Semana Literária de Teresópolis, que será realizada entre quinta e sábado da próxima semana, dias 28, 29 e 30 de novembro, na Casa de Cultura Adolpho Bloch. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o evento vai reunir em um mesmo local diferentes entidades e personalidades que tem em comum o gosto ou a vocação para a literatura. Serão três dias, com diversas atividades.

Além da final do Concurso de Sonetos, outro ponto alto da programação é a mostra de artes plásticas ‘Arte Lida’. A exposição conta com a participação de 12 artistas plásticos, que fizeram uma aposta diferente. São pinturas, gravuras e colagens, além de uma instalação, inspiradas a partir de textos literários, sejam livros de outros autores ou até mesmo de autoria própria. Compõem a mostra os artistas: Beth Bilé, Clélia Brito, Eneida Telles, Lydia Haydee, Marcia Tayt-Sohn, Renato Bordini, Ricardo Guarilha, Ruth Bilé, Vagner Queiroz, Vânia Catarina, Vânia Azamor e Vanessa Barini. Cada um deles levou para o universo plástico, elementos extraídos de livros lidos ou escritos, transformando a ficção, o romance, a novela, o conto e a poesia... em cor, forma, volume e conceito. Os trabalhos poderão ser vistos até o dia 30. 

Confira abaixo a programação completa. 

I Semana Literária de Teresópolis 

Dia 28 de novembro
14h – Palestra ‘A arte de contar histórias’, promovida pela Secretaria de Educação, através do projeto Chega Mais Leitura
19h – Palestra ‘A estratégia mental no jogo da vida’, promovida pela Fundação Logosófica
20h – Visitação à Exposição Arte Lida – artes plásticas inspiradas na literatura
20h30 – Lançamento de Livros e Noite de Autógrafos com os autores: Fernando Mello, Ivanil de Rezende, Delmo Ferreira, Luiza Brault e Norma Siqueira Freitas, entre outros. 

Dia 29 de novembro
14h – Biblioteca na rua, contação de histórias e oficinas, promovidas na área externa da Casa de Cultura pela Secretaria de Educação, através do projeto Chega Mais Leitura
19h – Chorinho e MPB com Geremias Cruz e Martha Rocha
20h – Final do Concurso de Sonetos da Cultura 

Dia 30 de novembro
19h – Encontro de Academias
20h – Noite de seresta com Rogério Barros e Paulo Carminatti

Texto – Geórgia Jahara
Secretaria Municipal de Cultura
22/11/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário