Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Estudantes da área de saúde do UNIFESO Teresópolis participarão do ENADE neste domingo

José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor Acadêmico do UNIFESO: “É necessário fazer a prova com empenho, seriedade e demonstrar o que realmente se construiu durante o curso”
Estudantes da área de saúde do UNIFESO participarão do ENADE neste domingo

No próximo dia 24 de novembro (domingo) estudantes do país inteiro que estão concluindo o Ensino Superior terão a oportunidade de mostrar o rendimento que obtiveram durante a graduação, suas habilidades e competências no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O exame é de importância crescente para a vida profissional do estudante que está se formando, pois hoje é considerado um diferencial no momento da disputa das vagas no mercado de trabalho, visto que os empregadores têm considerado tanto o desempenho da Instituição quanto a nota que o estudante obteve no ENADE.

Além disso, o desempenho individual no exame tem sido considerado como critério de seleção em diversas instituições para o ingresso em cursos de pós-graduação e residência. O professor José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor Acadêmico do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), demonstra-se convicto de que o ENADE vai continuar abrindo portas para o concluinte da graduação, tomando como exemplo a extensão e a importância que a prova do ENEM - o Exame Nacional do Ensino Médio, adquiriu em todo o país para estudantes que estão concluindo o Ensino Médio e ingressando no Ensino Superior. “O resultado do ENADE pode em breve vir a ter uma utilização mais sistematizada para o ingresso em cursos de pós-graduação e residência, de forma que quem hoje garante um bom desempenho poderá inserir-se neste processo”, considerou o professor.

ENADE no UNIFESO 

No UNIFESO participarão do Enade 2013 estudantes dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia. Somente os estudantes concluintes participarão da prova. Os ingressantes, tendo em vista a legislação, serão inscritos no exame embora fiquem dispensados de participação na prova. O aluno que faltar ao exame não estará habilitado para receber o diploma de conclusão do curso.

“É necessário fazer a prova com empenho, seriedade e demonstrar o que realmente se construiu durante o curso”, deixa a dica o professor José Feres, lembrando que a avaliação é composta por uma prova com questões gerais e específicas.

Somente o estudante terá acesso à informação de seu local de prova por meio da página internet http://portal.inep.gov.br/enade, no período de 22 de outubro a 24 de novembro. Essa informação só estará acessível após o preenchimento obrigatório do questionário do estudante (socioeconômico) que será disponibilizado ao acessar o site do INEP.

Avaliação do curso 

O ENADE está entre os componentes de avaliação da qualidade dos cursos de Ensino Superior e, frequentemente de forma equivocada, é apresentado pela imprensa como avaliação do curso. Entretanto, outros fatores pesam no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do Ministério da Educação (MEC), que além de avaliar o rendimento dos alunos leva em conta também o projeto pedagógico, a infraestrutura e o corpo docente da Instituição. O professor José Feres ressalta que, em particular para a área de saúde, considera-se na avaliação dos cursos a existência de múltiplos cenários de prática e como os estudantes estão inseridos nestes.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário