Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Projeto Cultura de Raiz de Teresópolis movimentou Bonsucesso

 
Cultura de Raiz movimenta o domingo em Bonsucesso

Teresópolis, 12 de novembro de 2013 - Após o sucesso recente dos eventos na Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, e em Guapimirim, foi a vez de Bonsucesso, no 3º distrito, receber a edição itinerante do Encontro de Cultura de Raiz, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura. A localidade ficou em festa na manhã do último domingo, 10 de novembro, com a presença de diversos artistas, que levaram ao interior a música do homem do campo, com muita viola, zabumba, pandeiro, etc.

As atividades foram realizadas no varandão da Mercearia Mississipi, à Estrada Teresópolis-Friburgo, km 25, um pouquinho antes do centro de Bonsucesso, e movimentaram toda a manhã com animação e alegria. O engenheiro agrônomo Beto Selig esteve à frente no comando no evento e abriu as apresentações, ao lado de Maria Eduarda, com ‘Romaria’. Depois deles, foram muitos os artistas que passaram pelo palco improvisado para o evento, levados a Bonsucesso pelo micro-ônibus da Secretaria de Cultura.

Entre as atrações, a cantora e repentista Wanda Pinheiro agradou com ‘Arapuca’. Vera Borcard e Zé Luiz fizeram sucesso com ‘Sabiá’ e, em seguida, com Paulo Medeiros, cantou Cadeira de Rodas. Zé Rodrigues apresentou ‘O uirapuru da saudade’, ao lado de Nilton, e Adão Curió da Viola falou de sua alegria em estar na localidade, entre amigos.

Destaque ainda para Mario do Violão e Jorge Viajante, que animaram com ‘Barra pesada’ e ainda acompanharam Genaro da Zabumba cantando ‘Entre tapas e beijos’. Acompanhada por Zé Lopes e Arnaldo Almeida, Clotilde Soares agradou com ‘Estrada do amor’. Edson Rosa, com seu acordeon, animou o público, colocando o povo pra dançar ao som de um bom forró.
Entre outros artistas, a festa teve ainda o palhaço Zé Futrica e a poesia de Vidocq Casas e Edinar Corradini. Anfitrião da festa, Francisco Gallo contou divertidos causos. Ao lado de Geraldo Resende, Daniel Vieira, Zé Luiz e Genaro da Zabumba, Roberto Müller agradou com ‘Caminhoneiro’, de Roberto Carlos. Representando a comunidade, Zé Antônio encantou a todos ao acompanhar Wanda Pinheiro em ‘Não se vá’. Também do interior, Amado Rodrigues interpretou ‘Mulher ciumenta’. E encerrando o evento com chave de ouro, o sanfoneiro ‘Seu’ Timbira com ‘Tico-tico no fubá’.

Ao fim do evento, o empresário Francisco Gallo, que cedeu o espaço para a realização do evento, era só elogios. “Este projeto é excelente. Faz bem à autoestima, é quase uma terapia. Conheci o Cultura de Raiz há cerca de quatro meses e, desde então, venho tentando trazê-lo para esta visita ao interior. Foi simplesmente maravilhoso. O projeto promoveu intercâmbio entre a cidade e o interior e todos gostaram. Só tenho a agradecer à Prefeitura e à Secretaria de Cultura pela realização do projeto e pela edição itinerante em Bonsucesso. Que venham outros”, comentou.

O público também aprovou. “Eu só conhecia o Cultura de Raiz de nome e gostei muito. Com certeza vou às próximas edições na Casa de Cultura”, comentou José Antônio Silva, morador da localidade, que teve participação especial no evento. As amigas Priscila Granito e Jaqueline Gallo também gostaram. “Foi um domingo diferente e muito alegre. A gente se divertiu”, disse Priscila.

Presente ao evento, o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, comemorou. “Tivemos em Bonsucesso uma edição itinerante do Cultura de Raiz muito agradável. Nossos artistas levaram ao interior, onde vive de fato o homem do campo, a verdadeira música de raiz. O resultado não poderia ser diferente. Animação, alegria e muita festa durante quase um dia inteiro”, enalteceu.
Com coordenação do Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, e da professora Andréa Sant'Anna, o Cultura de Raiz itinerante em Bonsucesso teve a participação dos seguintes artistas: Beto Selig, Maria Eduarda, Wanda Pinheiro, Vera Borcard, Zé Luiz, Paulo Medeiros, Daniel Vieira, Zé Rodrigues, Nilton, Adão Curió da Viola, Tião do Triângulo, Jorge Viajante, Mario do Violão, Genaro da Zabumba, Crésio da Vila, Julicão, Clotilde Soares, Zé Lopes, Arnaldo Almeida, Roninho, Daniel de Souza, Edson Rosa, Vidocq Casas, Zé Futrica, Roberto Müller, Geraldo Resende, Zé Antônio, Amado Rodrigues, Edinar Corradini, Francisco Gallo, ‘Seu’ Timbira e Deusecílio.

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário