Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Teresópolis ganha mais um Núcleo Comunitário de Defesa Civil em Arrieiros


Subsecretário de Defesa Civil, Tenente Cordeiro, e o instrutor de primeiros socorros da Cruz Vermelha-RJ, Luciano Fernandes
Arrieiros ganha Núcleo Comunitário de Defesa Civil 
Com este, já somam 25 NUDECs em Teresópolis

Teresópolis, 18 de novembro de 2013 - Com o objetivo de capacitar moradores sobre como agir em época de chuvas fortes, a Secretaria Municipal de Defesa Civil vem intensificando o trabalho de prevenção através da implantação dos NUDECs (Núcleos Comunitários de Defesa Civil) no município. A localidade de Arrieiros, no 2º Distrito, está sendo preparada para receber o núcleo de ajuda comunitária.

Na noite desta terça-feira, 12, cerca de 30 moradores da comunidade participaram da última aula, teórica e prática de primeiros socorros, da capacitação oferecida pela Secretaria para a implantação do NUDEC de Arrieiros. A aula foi ministrada pelo acadêmico de Enfermagem e instrutor de primeiros socorros da Cruz Vermelha-RJ, Luciano Fernandes, acompanhado de mais 15 socorristas que integram o GRAVT (Grupamento de Resgate Anjos da Vida de Teresópolis). O subsecretário da pasta, Tenente Francisco Cordeiro, e equipe da Defesa Civil coordenaram a ação.

O objetivo do curso é organizar e preparar a comunidade local para atuar na prevenção de acidentes e na pronta resposta após a ocorrência de desastres naturais até a chegada de órgãos oficiais de socorro. Primeiros socorros, risco geológico e hidrológico foram abordados durante o ciclo de palestras.

“Hoje, nós da Defesa Civil, temos um apoio completo com a implantação dos 25 NUDECs, mais 10 UPCs (Unidade de Proteção Comunitária) e o grupo especial de primeiros socorros (GRAVIT), todos trabalhando juntos pelo salvamento de vidas. Nosso objetivo é preparar e conscientizar a população sobre como agir em situações emergenciais de risco para salvar vidas e se protegerem”, pontuou o subsecretário de Defesa Civil, Tenente Cordeiro. 
Na noite desta terça-feira, 12, cerca de 30 moradores da comunidade de Arrieiros participaram da última aula da capacitação oferecida pela Secretaria de Defesa Civil para a implantação do NUDEC
Para o morador da área, José Francisco de Matos, a intenção de tomar parte da iniciativa nasceu da vontade de proteger as pessoas próximas a ele
 Os voluntários também aprendem sobre a confecção/leitura de pluviômetros e noções de primeiros socorros, entre outros assuntos relacionados
Para o morador da área, José Francisco de Matos, a intenção de tomar parte da iniciativa nasceu da vontade de proteger as pessoas próximas a ele. “Quero poder ajudar mais minha comunidade. Na época da tragédia, em 2011, ninguém veio até Arrieiros para saber como estávamos. Perdemos pessoas muito próximas sem poder fazer nada. Acredito que bem preparados podemos fazer muito se ficarmos unidos numa situação como aquela”, concluiu José.

O curso ainda detalha o projeto de instalação dos NUDECs e orienta os moradores a monitorar as condições climáticas através da internet, para que percebam quando há previsão de chuva forte com risco de alagamentos ou deslizamentos de terra. Os voluntários também aprendem sobre a confecção/leitura de pluviômetros e noções de primeiros socorros, entre outros assuntos relacionados. 

No final, os moradores percorrem o bairro para identificar os riscos e mapear as áreas, definindo as rotas de fuga até os pontos de apoio na comunidade, ou seja, os lugares seguros para onde deverão se dirigir em caso de ocorrências. 

Além do certificado, os participantes recebem mochila, capas de chuva, lanternas e camisetas de identificação. O programa de instalação dos núcleos de Defesa Civil prevê também a entrega de rádio-comunicador e/ou telefone celular aos voluntários, para que mantenham contato direto com a Defesa Civil Municipal em caso de emergência. 

Atualmente, Teresópolis conta com 25 NUDECs: Campo Grande, Caxangá, Corta Vento, Granja Guarani, Jardim Meudon, Morro do Tiro, Parque do Imbuí, Perpétuo, Pimentel, Quinta Lebrão, Rosário e Santa Cecília – na cidade; Arrieiros, Bonsucesso, Brejal, Cruzeiro, Fazenda Alpina, Fazenda Suíça, Granja Mafra, Pessegueiros, Poço dos Peixes, Santa Rita, Santana, Três Córregos e Vieira – no interior.
 Teresópolis ganha mais um Núcleo Comunitário de Defesa Civil em Arrieiros
Texto – Gisele Barreto
Fotos – Marco Esteves
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário