Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Teresópolis garante presença na III Conferência Nacional de Cultura

Teresópolis
Teresópolis garante presença na III Conferência Nacional de Cultura


Teresópolis, 18 de novembro de 2013 - Entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, será realizada em Brasília a III Conferência Nacional de Cultura (CNC). E Teresópolis já garantiu sua presença no maior encontro do país para discussão a respeito das políticas culturais que vão nortear o Brasil nos próximos anos. O Secretário de Cultura, Wanderley Peres, e a coordenadora de projetos da Secretaria de Cultura, Nara Zeitune, irão ao evento representando o município.

Estima-se que duas mil pessoas, entre delegados e convidados de quase três mil municípios, participem da etapa nacional de discussões. Representando o Estado do Rio de Janeiro estarão presentes 46 delegados, eleitos durante a III Conferência Estadual, em setembro, que terão auxílio do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria de Estado de Cultura para hospedagem, alimentação e transporte.

A III Conferência Nacional de Cultura terá como tema central "Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura". As discussões na III CNC estão divididas por temas, distribuídos em quatro eixos: Implementação do Sistema Nacional de Cultura em todo o País; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais; e Cultura e Desenvolvimento. Entre as propostas a serem discutidas, estão as relacionadas ao alcance, até 2020, das 53 metas do Plano Nacional de Cultura (PNC). A III CNC também avaliará os resultados da II Conferência Nacional, realizada em 2010, e a implementação dos planos de cultura nos estados e municípios.

A programação da III Conferência Nacional de Cultura inclui abertura oficial, no dia 27, às 19h30, com início das discussões dos eixos e sub-eixos no dia 28 pela manhã. O encerramento será no domingo, 1º de dezembro, com a plenária final, das 9h às 13h, que terá a participação de todos os delegados, definindo as prioridades de cada eixo.

Vale lembrar que, além de representar Teresópolis e ser ainda Coordenadora do Fórum de Gestores Públicos de Cultura da Região Serrana, Nara Zeitune foi especialmente convidada pelo Ministério da Cultura para ser a coordenadora da delegação fluminense no evento.

O processo da Conferência Nacional de Cultura começou em junho com a realização das conferências municipais, territoriais, intermunicipais, setoriais e de conferências livres, envolvendo cerca de três mil municípios. Em Teresópolis, a etapa foi realizada no dia 26 de junho.

“Desde 2009, participamos ativamente deste amplo processo democrático que envolve a cultura no país. Realizamos nossas conferências municipais, estivemos nas estaduais e, mais uma vez, estaremos representados em Brasília durante a III Conferência Nacional de Cultura. Além de contribuir e exercer nosso papel na discussão da gestão cultural, também está entre nossas expectativas a busca de projetos culturais e recursos para o fortalecimento do setor em Teresópolis”, avalia o secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Texto: Geórgia Jahara
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário