Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

12º Cultura de Raiz de Teresópolis celebra o Natal

12º Cultura de Raiz celebra o Natal

Teresópolis, 3 de dezembro de 2013 - No último domingo, 1º de dezembro, foi realizada na Casa de Cultura Adolpho Bloch, a 12ª edição deste ano do Encontro de Cultura de Raiz de Teresópolis. A edição foi a última da temporada 2013 e, para encerrar as atividades em grande estilo, o Natal foi o principal tema do dia. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o evento reuniu diversos artistas, em uma manhã de alegria e emoção.

“Após um grande ano para a Cultura, chegamos ao fim da temporada 2013 com a certeza do dever cumprido. Foram 12 edições ininterruptas, além de três itinerantes, todas bem sucedidas. E isso sem falar no histórico do projeto, que chegou à marca de 50 edições regulares realizadas, sempre com muita música, prosa e verso, conquistando cada vez mais o público e valorizando de forma incondicional a cultura popular”, avaliou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Como de costume, a última edição do ano seguiu sua fórmula de sucesso, com tradicional cenário de cozinha de roça e formato de programa de auditório. O engenheiro agrônomo Beto Selig foi o apresentador e também quem abriu o evento, ao lado de Maria Eduarda e do flautista Gil Windsor. Mas este foi apenas o começo. Ao longo de mais de quatro horas, foram quase 30 apresentações, alegrando a plateia presente na Casa de Cultura.

Atendendo ao tema escolhido, diversos artistas abordaram o período natalino, a exemplo do Trio Bico Seco, que encantou com ‘Nascido para Amar’, e Vera Borcard, que cantou ‘Noite Feliz’, ao lado de Silvio José e Paulo Medeiros. Acompanhado por Geraldo Resende, Daniel Vieira e Arnaldo Almeida, Roberto Müller também lembrou o Natal, assim como o poeta Lucas Castilho que teve poesia temática declamada por Ayrton Rebello. Ainda em se tratando do tema, outra que fez sucesso foi Wanda Pinheiro, que abusou dos repentes acerca do período natalino, encantando a todos. Até o lanche à moda caipira ganhou nuances natalinas, com direito a bolo especial, com desenho de Papai Noel, e panetone.

Além do tema principal, a música do homem do campo também esteve presente na voz de diversos outros artistas. Entre as apresentações, destaque para o forró dos sanfoneiros Timbira e Zé Lopes e para o sempre presente, Amado Rodrigues, que aproveitou para desejar um Feliz Natal ao público. Edson Rosa também fez sucesso com ‘Vou gastar um milhão’, ao lado de Zé Luiz e Heraldo, assim como a dupla Jorge Viajante e Mario do Violão, que teve o reforço de Zé Paulo.

Destaque ainda para os causos contados pelo empresário Francisco Gallo, de Bonsucesso, e pelo secretário de Cultura, Wanderley Peres, que aproveitou ainda para declamar o soneto ‘Cultura de Raiz’, participante do Concurso de Sonetos da Cultura. Outros dois momentos também encantaram a plateia. O violonista Geremias Cruz e a cantora Martha Rocha emocionaram com ‘O mundo é um moinho’, assim como a apresentação da francesa Emma Dickson e da belga Valentine Van Roye. Moradoras de Teresópolis há três anos e atuantes na Feira Agroecológica do município, as duas decidiram apresentaram ao público um pouco da cultura internacional e fizeram enorme sucesso com a canção belga Grand Jacques e a sul-africana

No encerramento, mais um momento dedicado ao período natalino com a bela apresentação de Richela Amaral, que coreografou ‘Noite Feliz’ em ritmo de samba. Além de toda a movimentação que agradou o publico no teatro na Casa de Cultura, foi grande a movimentação também na sala de dança onde estiveram montados os estandes de artesanato, também alusivos ao tema. Participaram: Leir Guarilha (bijuterias), Maria Christina Barbosa (artesanato em tecido e sucata), Magno Guimarães Pinho (tapioca), Ana Litardo (produtos da Feira Agroecológica), Maria Cecília Cardin (cerâmica e bijuteria) e Maria Norma (caixas artesanais).

Participantes

Participaram do 12º Encontro de Cultura de Raiz os seguintes artistas: Beto Selig, Maria Eduarda, Gil Windsor, Wagner Tadeu, Adão Curió da Viola, Paulo Medeiros, Genaro da Zabumba, Ayrton Rebello, Jorge Viajante, Mario do Violão, Zé Paulo, Roninho, Daniel Vieira, Arnaldo Almeida, Silvio José, Zé Rodrigues, Tião do Triângulo, Lucas Castilho, Amado Rodrigues, Ivanil Rezende, Zé Luiz, Seu Timbira, Julicão, Felipe Rodrigues, Roberto Müller, Geraldo Resende, Edson Rosa, Heraldo, Zé Futrica, Zé Lopes, Valentine Van Roye, Emma Dickson, Trio Bico Seco (Inácio, Helcir e Julio Cesar), Vera Borcard, Wanda Pinheiro, Jéssica Ferreira, Geremias Cruz, Martha Rocha, Francisco Gallo, Crésio da Vila, Deucesílio, Richela Amaral e o Secretário Wanderley Peres.

Lançado em abril de 2009, o Cultura de Raiz é coordenado pelo Subsecretário Arnaldo Almeida e pela professora Andréa Sant'Anna e tem como objetivo resgatar e valorizar artistas da cultura popular. Com a última edição de 2013, o programa totalizou 50 edições na Casa de Cultura – além das especiais -, realizadas ao longo de quatro ambos, sempre no primeiro domingo de cada mês, com entrada franca.


Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário