Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Alunos do interior de Teresópolis vencem Concurso Nacional de Trovas e Poesia

O professor Carlos Brunno posa com seus alunos na premiação do concurso
Alunos do interior vencem Concurso Nacional de Trovas e Poesia

Teresópolis, 16 de dezembro de 2013 - Mais um destaque na Educação Municipal este final de ano recebe premiação em uma competição fora dos limites de Teresópolis. Dessa vez a ênfase fez jus aos alunos do interior do município, que receberam medalhas e menções honrosas no XXIV Concurso Nacional de Poesia da ALAP, com premiação realizada na sede da Federação das Academias de Letras e Artes do Rio de Janeiro (FALARJ) na Lapa, Rio de Janeiro. Ao todo, 17 alunos da Escola Municipal Alcino Francisco da Silva, de Volta do Pião, foram premiados no concurso de poesias.

“Na verdade eu aproveito esse concurso para enviar produções literárias que se destacaram durante todo o ano nas salas de aula.

Dessa vez tivemos um recorde em destaques no concurso, com quatro medalhistas, cinco menções especiais e oito menções honrosas”, comemorou o professor Carlos Brunno, responsável pela inscrição e incentivo aos alunos participarem do Concurso.

Há seis anos que os “poetalunos” professor Carlos Brunno se destacam nesse concurso. Em 2009 e 2010, foram estudantes da Escola Municipal Nadir Veiga Castanheira (Três Córregos) e em 2011 e 2013, com a E. M. Alcino Francisco da Silva. Todos na Categoria Juvenil. Em 2012, a Escola Municipal Albino Teixeira da Rocha (Providência) também se destacou com 2 alunos premiados na Categoria Infantil.

Os poemas premiados este ano foram resultados das produções textuais das aulas multidisciplinares que o professor de Língua Portugu​e​sa, Carlos Brunno S. Barbosa, realizou com os professores de Geografia e de História durante o ano letivo de 2013. Os temas das aulas foram: A Queda do Muro de Berlim (Português com Geografia), O médico e o monstro, de Louis Stevenson e Ultrarromantismo (Português com História - Visão da Inglaterra e do Brasil, da Revolução Industrial ao Século XIX), Descrição poética a partir do filme "De encontro com o amor", Nazismo e Fascismo, a partir de contos e romances, quadrinhos e dos filmes "Matemática do Diabo" e "O menino do pijama listrado" (Português com História).
O professor Carlos Brunno com Eliane Mariath, presidente da Academia de Letras de Paranapuã (ALAP)
“O professor Carlos Brunno faz um excelente trabalho envolvendo toda a escola no processo de leitura e escrita de forma prazerosa. Os alunos correm pelo corredor procurando o professor para mostrar seus textos, pedindo indicações de leitura ou filmes para assistir. O Carlos é um professor ímpar! Desconheço outro professor que tenha esse poder de sedução com a escrita”, comenta a orientadora pedagógica Flávia de Jesus Araújo.

Os dezessete alunos e trabalhos premiados no XXIV Concurso Nacional de Poesia da Academia de Letras e Arte de Paranapuã foram: Medalha de Bronze: “O fim”, de Tamara Ribeiro (nono ano A); “Suave vento, de Lizandra Santos (nono ano B); “Holocausto”, de Wanessa Andrade da Conceição (nono ano B); “Sonho”, de Tainara Francisco (oitavo ano A).

Menção Especial: “O muro de Berlim dentro de mim”, de Stefanny Amaral (oitavo ano A); “Esperando o dia amanhecer”, de Geisa Gonçalves Arruda (nono ano B); “Só há lugar para a escuridão”, de Maiara De Oliveira (nono ano A); “Os verdes da natureza”, de Diana Moura Jorge (nono ano A); “Sol dos seus olhos”, de Maria Luiza da Cunha Vieira (nono ano B).

Menção Honrosa: “Como se você fosse o primeiro”, de Gabriele Santos Fonseca (oitavo ano B); “Dividida”, de Marina Carlos (oitavo ano B), “Um outro lado de mim”, de Duda Ventura (oitavo ano A); “O médico e o monstro”, de Jhekson Willian de A. Ramos (oitavo ano A); “Não sei quem sou”, de Tassiana Lima Pires (oitavo ano A); “Só uma partida”, de Guilherme Martins (nono ano A); “Sonhada Amada”, de Wallace Jonas P. da Luz (nono ano A); “Cada toque do vento”, de Carina Leal Queiroz (nono ano B).
Na sede da FALARJ, intelectuais e autoridades participam da cerimônia de premiação

Texto: Marcelo Ferreira
Fotos: Divulgação
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário