Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa promove evento de encerramento do ano letivo em Teresópolis

O violino abriu o seminário com seus acordes no café da manhã
PNAIC promove evento de encerramento do ano letivo

Teresópolis, 9 de dezembro de 2013 - O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), em Teresópolis, promoveu no último Sábado, 7, na Escola Municipal Maçom Lino Oroña, seu Seminário de Socialização das Práticas Pedagógicas, onde as professoras alfabetizadoras e as monitoras do Pnaic puderam avaliar e compartilhar o que foi apreendido no primeiro ano de trabalho, através de apresentações das diversas turmas.

“Em março começamos nossas primeiras 184 horas de PNAIC com muitas expectativas e muita vontade. Vontade de conhecer, de trocar, de produzir e de participar do maior movimento sobre alfabetização do país. Hoje encerramos uma etapa de muitos encontros com ideias, autores, experiências, práticas e uma grande certeza: estabelecemos uma relação dialógica. Só temos que agradecer a nossas parcerias, principalmente com os professores que decidiram, por vontade própria, sem nenhuma imposição, participar desse movimento”, comemorou a professora Cristina Esteves, responsável pela coordenação do Programa em Teresópolis.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. O PNAIC tem como eixo principal a formação continuada dos professores e alfabetizadores e, em Teresópolis, recebe da Prefeitura recursos extras de incentivo à sua implementação no município. O curso é presencial e tem dois anos de duração, uma formação que se dá através de Professores Orientadores da Rede Municipal de Ensino, formados pela UFRJ, em Nova Friburgo.
 A professora Cristina Esteves, coordenadora do PNAIC em TeresópolisA aluna Danielle Medeiros Pimentel representou a voz dos alunos da rede municipal
No evento, a estudante Danielle Medeiros Pimentel socializou seu saber, pela visão do aluno, em um momento que emocionou os presentes. “Ler e escrever é bom demais! Para mim foi importante porque sou do Budismo e costumo ir às casas ler para eles. Quando eu comecei a ler, fiquei com liberdade de ser escritora”, disse a aluna de 8 anos que representou a voz dos alunos da rede municipal de ensino no seminário.

O encontro, que começou com uma apresentação de violino no café da manhã, continuou até a hora do almoço com as apresentações das turmas envolvidas no projeto. Após o almoço, servido na própria escola pela equipe de nutrição da Secretaria Municipal de Educação, foi a vez da apresentação musical da professora Beth Moraes Passos e, depois,o encerramento.

Antes, porém, as professoras orientadoras Satiele Santos e Daniele Antunes apresentaram o trabalho defendido durante a formação das tutoras na UFRJ. “A proposta que trouxemos com o PNAIC é que nossos alunos sejam ouvidos e esse é um primeiro passo bastante largo e edificativo, já que eles têm a oportunidade de produzir coisas que façam sentido de verdade para eles e não apenas reproduzir materiais, folhas mimeografadas ou coleções xerocadas”, explicaram as orientadoras. 
As professoras alfabetizadoras participaram seminário na Escola Municipal Maçon Lino Oroña
As professoras orientadoras Satiele Santos e Daniele Antunes apresentaram seu trabalho
 As turmas do PNAIC compartilharam seus saberes durante o encontro
Texto e fotos - Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário