Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

​​ Temporada de encerramento dos cursos gratuitos movimenta Casa de Cultura Adolpho Bloch em Teresópolis com muitas atrações

A história dos Três reis magos, peça encenada pelos alunos de teatro de Adriano Ramires
​​
 
Temporada de encerramento dos cursos gratuitos movimenta Casa de Cultura com muitas atrações

Teresópolis, 11 de dezembro de 2013 – Durante todo o fim de semana, foi grande a movimentação na Casa de Cultura Adolpho Bloch por conta da temporada de encerramento de ano dos cursos gratuitos da Secretaria Municipal de Cultura. Utilizando as dependências internas e externas da casa, as atrações reuniram centenas de pessoas, entre pais, amigos e convidados, que puderam ver seus pupilos em apresentações de variadas modalidades: teatro, jazz, balé, teclado, violão, coral, canto, karatê, circo e dança de rua, além da exposição de artes visuais. A programação ainda prossegue no próximo fim de semana, dias 14 e 15, com as últimas apresentações de teatro.

“Mesmo com alguns períodos de chuva, a temporada de encerramento tem sido um sucesso. Muitos pais, amigos e convidados que querem ver de perto os alunos e vibram a cada apresentação. Ver este sorriso no rosto da plateia e este entusiasmo é o que nos deixa mais satisfeitos, com a certeza do dever cumprido e a vontade de realizar ainda mais em 2014”, comemora o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Do balé clássico à dança de rua

A temporada de encerramento teve início no dia 2 de dezembro e, de lá pra cá, o que se viu foi um grande movimento... de pais, de alunos, de cores... tudo com muita alegria e, ao mesmo tempo, seriedade. As apresentações começaram com os alunos do curso de teatro infantil, orientados pela professora Jeanette Albuquerque, que, nos dias 2 e 3, encenaram dois espetáculos: ‘A princesa diferente’ e ‘Dona Sorte’.

Na quinta-feira, 5 de dezembro, a programação continuou com a apresentação das alunas de balé da professora Rafaela Ribeiro, homenageando sete grandes artistas da música popular brasileira: Cartola, Roberto Carlos, Luiz Gonzaga, Tom Jobim, Carmem Miranda, Cazuza e Renato Russo. E, no mesmo dia, também se apresentaram alunos dos cursos de teclado e violão, orientados pelos professores Luiz Claudio, Rosângela Xavier e Gleidson Lidioli, além dos integrantes do curso de canto e do Coro Municipal, orientados por Douglas Clemente.

Na sexta, dia 6, a programação se intensificou, utilizando também as dependências externas, onde palco e tendas foram montados pela Secretaria de Cultura, visando atender os muitos convidados e familiares de forma confortável. E desta forma, a Casa de Cultura ficou movimentada dentro e fora o tempo todo.
Ao fim da apresentação, as alunas de balé comemoram com a professora Natália GonçalvesAlunos de violão e o professor Marcos André
Alunos de karatê em exibição
Cinderela foi uma das coreografias
 Célia Seabra comanda os alunos do curso de cantoEncerrando a noite de domingo, o espetáculo Nossa História, da Dançarte Cia de Dança
Na tenda externa, se apresentaram os alunos dos cursos de violão, sob o comando dos professores Marcos André, Jorge Elias e Geremias Cruz. Sucessos da música pop, como ‘O sol’, ‘Garotos’ e ‘Tempo perdido’, e clássicos da música brasileira, como ‘Asa Branca’, ‘Trenzinho Caipira’ e ‘Trem das onze’, estiveram entre as peças do repertório. Também no local se apresentou a turma de canto adulto, orientada por Célia Seabra. A exibição, com clássicos da MPB e peças natalinas, contou com a participação do flautista Maurício Morais e do violonista Geremias Cruz.

Enquanto isso, no teatro da Casa de Cultura, um grande público pôde conferir a apresentação dos alunos dos cursos de teatro adolescente e teatro adulto, orientados pelo professor Adriano Ramires. Foram apresentadas duas peças ‘Jovens no divã’ e ‘A História dos Três Reis Magos’, encantando a plateia.

Na noite de sábado, 7 de dezembro, foi a vez dos alunos do curso de dança de salão entrarem em cena. Acompanhados pelo professor Marcos Ferreira, os alunos prestigiaram e também participaram do espetáculo Os Zéz, que reuniu diversos artistas e grande público na tenda externa da Casa de Cultura. O show, organizado por Celso Guimarães e Renata Lima, com apoio da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, reuniu diversos estilos, como o samba, o rap e a bossa nova, em uma agradável e divertida noite.

E finalmente no domingo, 8, a tenda montada na área externa da Casa de Cultura quase ficou pequena para tantos pais e convidados que foram conferir a desempenho dos alunos.

A tarde começou com as apresentações de balé das turmas da professora Natália Gonçalves, que arrebataram a plateia. O espetáculo ‘Contos de Fadas’ reuniu 10 coreografias encenadas pelas alunas, abordando diferentes contos de fadas, como A bela e a fera, A pequena sereia, Peter Pan, Cinderela, Branca de Neve e Rapunzel, entre outras. A apresentação contou com a participação especial da bailarina Natália Simões, da Cia. Arte e Movimento.

Em seguida, foi a vez da exibição dos alunos de karatê shotokan, que se apresentaram sob a orientação da professora Maria Ciria, mostrando ao público algumas técnicas, como kihon, kata heian shodan e defesa pessoal. Das artes marciais, as atenções se voltaram para o riso, com a alegre apresentação dos alunos do curso de circo. Com a supervisão do professor Ivo Bernardo, os alunos divertiram a plateia com diversas acrobacias, malabarismos e palhaçadas.

E finalizando a tarde de apresentações, os alunos do curso de dança de rua deixaram a plateia encantada. Sob o olhar do professor Marcelo Cruz, os alunos se apresentaram em solo e em grupos, dançando sucessos da música brasileira, como Garota de Ipanema e Do leme ao pontal, em ritmo de rap.

O domingo de atrações na Casa de Cultura teve ainda a apresentação de uma prévia do espetáculo Nossa História, encenado pela Dançarte Cia de Dança. Com bailarinos de diversas idades e rico figurino, o espetáculo comemora os 20 anos da companhia, dirigida pela coreógrafa Hebe Otto.

Vale lembrar que, além de todas as apresentações, também pode ser conferida na galeria da Casa de Cultura a exposição de fim de ano de artes visuais e artesanato. Na mostra, o resultado dos trabalhos feitos pelos alunos dos cursos de desenho e pintura, orientados por Ricardo Guarilha e Liliane Xavier; cerâmica, sob a orientação de Andréa Sant’Anna; e artesanato, comandado por Silvana do Valle.
Sthefanie, aluna de violão, se apresenta sob o olhar atento do professor Jorge Elias
 Uma tenda foi montada pela Secretaria de Cultura na área externa para garantir conforto
 A apresentação de dança de rua, uma das modalidades mais recentes, chamou atenção
A bailarina Natália Simões, da Cia Arte e Movimento
A apresentação dos alunos do curso de circo divertiu a platéiaA Casa de Cultura ficou lotada para as apresentações
Público prestigia e aplaude

Toda a temporada de encerramento tem sido prestigiada por muitos pais e convidados, que fazem questão de assistir as apresentações e se mostram satisfeitos com a atuação dos alunos. “Este foi o primeiro ano de minha filha no balé e gostei muito. Acho que ela evoluiu bastante e o curso ajudou até mesmo a desinibi-la. Isso é muito legal. Se fosse pago, eu não teria como financiar um curso de balé pra ela. Então, só tenho a agradecer e comemorar. É perfeito”, comentou Mônica de Amorim, mãe de Raianny.

Administrador do ramo de turismo, Gilberto Braga também aprova os cursos gratuitos. “Os cursos despertam em nossos filhos o interesse por atividades culturais, desenvolvendo habilidades e, principalmente, possibilitando que aprendam a se soltar para se apresentar em público”, elogiou. “E engana-se quem pensa que os cursos perdem qualidade por serem gratuitos. Ao contrário. O fato de serem gratuitos não desvaloriza em nada os bons profissionais que estão lá, e sim, dão oportunidade a todos, incluindo pessoas que talvez não pudessem desenvolver tais habilidades em cursos particulares. É realmente uma grande iniciativa”, completou Gilberto que, ao lado da esposa, a também empresária Renata Braga, da Santa Mistura, foi assistir à apresentação do filho Pedro, aluno de violão.

A temporada de encerramento segue ainda no próximo fim de semana, dias 14, às 20h, e 15, às 19h, na Casa de Cultura, com a apresentação da peça Bar doce Bar, encenada pelos alunos de teatro do professor Ayrton Rebello.
Alunos de canto da professora Célia Seabra
Alunos de violão e o professor Geremias CruzAlunos de violão tocam e cantam ao lado do professor Geremias Cruz
 As pequenas bailarinas encantaram
Centenas de pessoas prestigiaram as apresentações Peça Jovens no divã, também dos alunos de teatro de Adriano Ramires
Uma exposição mostra os trabalhos dos alunos de pintura, desenho, cerâmica e artesanato​
Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário