Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

​Comissão da Copa busca parceria para construção de praça e de ciclovia em Teresópolis

Encontro de trabalho da Comissão Organizadora que prepara a cidade para melhor atender a demanda turística durante a Copa do Mundo: elaboração de projetos e busca de recursos para execução de obras
Comissão da Copa busca parceria para construção de praça e de ciclovia no Soberbo

Teresópolis, 27 de janeiro de 2014 – Apresentado e aprovado nesta segunda-feira, 27, durante a reunião semanal da Comissão Organizadora dos assuntos relacionados à preparação de Teresópolis para a Copa do Mundo de 2014, o projeto de construção de moderna praça no Centro de Informações Turísticas do Soberbo, sede da Secretaria Municipal de Turismo. A ideia é aproveitar o espaço existente logo na entrada da cidade e dar estrutura para melhor receber turistas e visitantes, e atender as pessoas que fazem corrida e caminhada na região.

A Comissão decidiu que vai buscar a parceria da iniciativa privada para a captação dos recursos necessários à execução da obra, que se encontra em fase de levantamento de custos. Outra proposta apresentada em encontro anterior, a construção de uma ciclovia entre o Soberbo e a Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, de autoria da Secretaria Municipal de Turismo, também será apresentada à iniciativa privada.

Coordenada pelo vice-prefeito Márcio Catão, que preside a Comissão, o encontro reuniu os secretários municipais Henrique Carregal (Turismo), Geraldo Carvalho (Fazenda), Antonio Carlos Moura (Orçamento Participativo e Relações Comunitárias) e Fábio Cunha Cardoso (Controle Interno), além do presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Leonardo Carvalho; o diretor de Turismo e a gerente executiva da ACIAT (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), Vinicius Claussen e Mônica Blando, respectivamente; e Fabiano Ferreira, representando a ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Rio de Janeiro). Também acompanhou a reunião Ana Carolina Damiati, da Gerência de Desenvolvimento Urbano da Caixa Econômica Federal.

Elaborado e doado à Comissão pelos arquitetos Ricardo Pereira e Thiago Oliveira Cardoso, da empresa Arquitetural Studio, o projeto de construção da praça no Soberbo prevê praça de alimentação com quiosques padronizados, playgroud infantil e tratamento paisagístico, além de bicicletário e estacionamento de motocicletas e veículos. Também está incluída a reforma e modernização dos banheiros do Centro de Informações Turísticas.

“A comissão também está buscando facilitadores para a contratação de empresa que utilize modernos equipamentos a fim de reforçar a limpeza urbana, inclusive para a desobstrução de bueiros e lavagem de ruas e praças. Estamos determinando as responsabilidades de poder público e iniciativa privada para que esses projetos sejam concretizados”, pontuou o vice-prefeito Márcio Catão. Além de presidir a Comissão Organizadora, Catão também coordena as subcomissões criadas para concluir o levantamento de valores e determinar os prazos de execução das intervenções apresentadas nos encontros semanais de trabalho.

Durante a reunião foi feito informe sobre o projeto Passeio Único, elaborado pelas entidades empresariais da cidade, e que visa a restauração e embelezamento de cinco quarteirões principais do centro comercial do município. Esta semana serão realizados dois encontros de trabalho: um com equipe das secretarias de Fiscalização de Obras Públicas e de Segurança Pública e outro com um grupo de empresários da construção civil, parceiros da iniciativa.

Na próxima semana, o projeto será apresentado aos empresários do trecho da Avenida Delfim Moreira entre a Praça Balthasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa – e a agência do Banco do Brasil. A área é a primeira a ser contemplada com uma série de melhorias dentro da proposta de padronização da identidade visual do centro da cidade. Entre as intervenções estão a recuperação das calçadas, de acordo com as normas de acessibilidade para cadeirantes e deficientes visuais da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), e modernização do mobiliário urbano.

Já o projeto de remodelação de pontos de ônibus, citado na reunião realizada no dia 20 de janeiro, foi ampliado para contemplar as paradas existentes entre o Soberbo e o final da Avenida Lúcio Meira, na Várzea. A proposta, que está sendo finalizada para o levantamento de custos, também prevê a revitalização do pórtico de entrada da cidade, localizado na Avenida Rotariana, no Soberbo.
Apresentação do projeto de construção de praça no Centro de Informações Turísticas do Soberbo: estrutura para receber turistas e atender quem faz caminhada e corrida na região

Fotos – crédito para Jeferson Hermida
Fonte - Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário