Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Encontro de Folia de Reis em Teresópolis emociona público na Casa de Cultura

Mestre Joãozinho, de Guapimirim, recebe certificado de participação das mãos do Secretário de Cultura, Wanderley Peres
Encontro de Folia de Reis emociona público na Casa de Cultura

Teresópolis, 15 de janeiro de 2014 - Os louvores, a devoção, o encontro das bandeiras... Detalhes como estes emocionaram, e muito, o grande público que esteve presente neste domingo, 12 de janeiro, na área externa da Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, para o Encontro de Folias de Reis 2014. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o evento reuniu quatro folias de reis, de Teresópolis, Nova Friburgo e Guapimirim, que mostraram ao público esta importante tradição histórica, que mistura arte, cultura e fé.

“Foi um encontro realmente emocionante. As folias fizeram seu papel, visitando inclusive bairros de Teresópolis, como manda a tradição, e encantaram a plateia. Além disso, provamos mais uma vez a versatilidade do espaço da Praça Juscelino Kubitschek e da Casa de Cultura, pela primeira vez utilizados para um encontro de folias. Uma manifestação tão importante como a Folia de Reis precisa e merece ser lembrada e sempre estimulada para sua continuidade. Ano que vem tem mais”, comemorou o secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Realizado na praça, com apresentação do subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, e auxílio de uma tenda com palco montados especialmente para o evento, o encontro começou com a Folia de Reis Estrela Marte do Oriente, de Independente de Mottas, no 3º distrito. Liderada pelo mestre Hélcio Pereira da Silva, a folia, com 33 anos de existência, se apresentou com 15 componentes e o palhaço Messias. No palco, onde foi montado o presépio, a folia entoou louvores em homenagem ao Menino Jesus, seguida da apresentação do palhaço, com contos e causos e abordando até mesmo a tragédia ocorrida na Região Serrana em janeiro de 2011. Na saída, após receber o certificado de participação das mãos do secretário de Cultura, Wanderley Peres, um dos momentos mais aguardados: o encontro de bandeiras, dando as boas-vindas à Folia de Reis Estrela do Oriente, de Guapimirim.
O público prestigiou o Encontro de Folias de Reis, com destaque para a apresentação dos palhaços

Seguindo o mesmo formato de apresentação, a Folia Estrela do Oriente também agradou a todos. Fundada há 28 anos, veio a Teresópolis com seus 15 foliões e dois palhaços, sob o comando do Mestre Joãozinho. Na sequência, com 50 anos de existência, se apresentou a Folia de Reis Irmandade São Cristóvão, de Nova Friburgo, com 16 foliões e dois palhaços, liderados por Mestre Horizonti. E, encerrando o encontro, se apresentou a Folia de Reis Estrela Guia, de Cruzeiro, no 2º distrito, com 13 foliões, entoando diversos louvores sob o comando de Mestre Reginaldo. Com 31 anos de fundação, a folia Estrela Guia se diferencia das outras por não ter palhaço e, em contrapartida, apresentar louvores ainda mais detalhados.

Todas as folias receberam certificado de participação no evento e oferendas às bandeiras concedidas pela Secretaria de Cultura. Além da apresentação na Casa de Cultura, as folias visitantes, de Nova Friburgo e Guapimirim, fizeram cortejo pelas ruas da Beira Linha e pela Rua São Francisco, em Araras, visitando as casas e as famílias, exatamente como costumava ser a tradição no passado.

Ao fim do evento, os mestres estavam satisfeitos. “Um encontro muito bonito e bem organizado. Estive aqui em 2011 e voltaremos sempre que possível. Tanto aqui na Casa de Cultura, como na Beira Linha, tivemos uma ótima receptividade. Inesquecível”, comentou Mestre Horizonti, da Folia de Reis Irmandade São Cristóvão, de Nova Friburgo.

Estreante em Teresópolis, Mestre Joãozinho, da Folia Estrela do Oriente, de Guapimirim, era só sorrisos. “Só tenho a agradecer o convite da Secretaria de Cultura, que está de parabéns por todo o evento. Foi um prazer vir a Teresópolis e fiquei encantado. Já estou à disposição para futuras visitas. Uma iniciativa maravilhosa, com excelente organização e ótimo público. Temos que realizar mais encontros como este”, elogiou.

Mestre Reginaldo, da Folia Estrela Guia, também comemorou. “Para nós, é sempre um prazer participar do encontro de folias. Este evento torna vivo o folclore e valoriza a nossa tradição. Um belo movimento. A Secretaria de Cultura está de parabéns novamente pela iniciativa”, enalteceu.

Público aplaude

Quem esteve presente ao Encontro de Folias de Reis, saiu emocionado. “Eu acho lindo. Assisto folias de reis desde criança. Recebíamos em casa. Sempre gostei. E hoje, mais uma vez, foi maravilhoso”, disse Teresa Carvalho. Maria Amélia Viana concordou. “Amei. Soube pela manhã e fiz questão de assistir as quatro apresentações. As folias estavam todas muito bonitas. É realmente encantador”, comentou.

O Encontro de Folias de Reis teve ainda a presença do secretário de Governo, José Carlos Cunha, que também elogiou a iniciativa. “Vim mesmo para assistir. Sempre gostei de folias de reis. Cheguei a participar, inclusive. A Secretaria de Cultura está de parabéns pelo evento”, destacou.
Cortejo de chegada da Folia de Reis Estrela do Oriente, de Guapimirim, sendo recebida pela Folia Estrela Marte do Oriente, de Independente de Mottas
Folias Estrela Guia, de Cruzeiro, e São Cristóvão, de Nova Friburgo, se encontram e trocam as bandeiras
Texto: Geórgia Jahara 
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário