Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

​Escola Municipal Fazenda Alpina em Teresópolis é contemplada pelo programa “Mais Cultura nas Escolas” do Governo Federal

O Secretário de Educação Leonardo Vasconcellos confere a listagem das escolas contempladas no Programa Mais Cultura
Escola Municipal Fazenda Alpina é contemplada pelo programa “Mais Cultura nas Escolas” do Governo Federal

Teresópolis, 19 de fevereiro de 2014 – A Escola Municipal Fazenda Alpina está entre as 14.360 escolas inscritas no programa “Mais Cultura nas Escolas” do Governo Federal, onde apenas 1.001 unidades públicas do ensino fundamental e do ensino médio fazem parte da primeira lista de instituições selecionadas para receber os recursos do programa. A relação dos municípios contemplados está sendo divulgada no site do Governo Federal.

Teresópolis enviou 26 projetos, por isso a expectativa é de que outras escolas sejam selecionadas até março, como enfatiza o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, considerando que o programa vai possibilitar o desenvolvimento de outras ações e novos meios de aprendizagem valorizando a cultura local.

“Estamos na expectativa que consigamos ser selecionados em mais projetos, dessa forma, daremos um salto maior na qualidade do ensino de Teresópolis, que a cada dia vem despontando como modelo e referencial para a região”, disse Leonardo Vasconcellos.

O valor da bolsa ofertada pelo Governo Federal é equivalente ao número de alunos matriculados em cada instituição. Esse dinheiro será gerido pelo conselho de cada escola e será destinado à contratação de profissionais qualificados e compra do material didático dos projetos a serem desenvolvidos. Pelas previsões do Governo Federal, em 2014 serão atendidas mais de cinco mil escolas e o investimento no ano será de R$ 100 milhões.

“Estamos muito felizes, pois o Brasil tem cerca de cindo mil municípios que inscreveram mais de 14 mil projetos neste programa. Na primeira listagem, o projeto da Escola Fazenda Alpina foi selecionado e ainda temos chances na segunda e terceira listagens porque inscrevemos outros bons trabalhos”, avalia Marcia Maria de Souza, coordenadora do Programa Mais Educação.

O “Mais Cultura nas Escolas” pretende potencializar processos de ensino e aprendizado por meio da democratização do acesso à cultura e da integração de práticas criativas e da diversidade cultural brasileira à educação integral. A previsão é que a comissão de avaliação divulgue os resultados até o dia 10 de março. A comissão optou por anunciar as escolas por etapas, no período de janeiro a março, em razão do grande número de projetos habilitados para o programa.

Escola Municipal Fazenda Alpina

A E.M. Fazenda Alpina localiza-se no bairro de mesmo nome, no 2º Distrito. Fundada na década de 1940, a instituição atende a 38 alunos no 1º turno e 52 alunos no 2º turno, da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental, totalizando 90 alunos.

A origem desta comunidade vem do século XIX, quando famílias vindas dos Alpes Suíços chegaram à localidade. Como o clima e a paisagem lembravam a terra natal, deram-lhe o nome de Fazenda Alpina. Como a vida nesta localidade era difícil, muitos retornaram à Suíça, deixando alguns poucos colonos que povoaram a região.

Em janeiro de 2011, a Fazenda Alpina foi atingida pela maior catástrofe natural do Brasil quando uma tromba d’água vitimou diversas famílias, desarticulando laços culturais, sociais e afetivos. Neste momento, artistas se aproximaram dos esforços realizados pela escola, na tentativa de trazer coragem e auxílio para a comunidade. Entre eles os agentes culturais que ajudaram a realizar o projeto que será desenvolvido através de oficinas de teatro e música, organizadas em três módulos temáticos: ¨Histórias de Criar e Renascer¨, ¨Histórias, Causos e Calangos¨ e ¨Boi Pintadinho e Mineiro Pau¨.

Texto e foto: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário