Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Funcionários da UPA de Teresópolis recebem certificado de capacitação

Secretário de Saúde, Carlos Otávio, entrega certificados a funcionários da UPA
Funcionários da UPA recebem certificado de capacitação

Teresópolis, 06 de fevereiro de 2014 – Na noite desta quarta-feira, 5, aconteceu no Teatro Municipal a entrega do certificado de conclusão do curso ‘Suporte básico de vida e emergências clínicas’ aos funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Cerca de 40 profissionais da Unidade foram graduados com o curso ministrado pela Organização Eficiência.

Participaram da cerimônia o secretário municipal de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna; pela UPA, o administrador Marcos Zamith, a coordenadora de enfermagem Danieli Aragão Farah e o supervisor técnico Jaci José de Souza Junior; e pela Organização Eficiência, o professor Carlos Souza, o administrador Leonardo de Jesus, a fisioterapeuta Claudia Lucia Barbosa e os enfermeiros Paulo Cesar Carneiro e Alessandro Santos.

Para o secretário de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna, essa capacitação vem a oferecer uma garantia para a população de um atendimento eficaz. “Com o curso, preparamos nossos funcionários para dar uma pronta resposta às necessidades da população, visando com que a nossa equipe de saúde esteja cada vez mais capacitada. A saúde não pode parar, temos sempre que qualificar os profissionais”, ressaltou.

Realizado em dezembro de 2013 e com carga horária de oito horas, o curso atendeu a solicitação da coordenação administrativa, técnica e de enfermagem da UPA, cumprindo o previsto na portaria 2048 do Ministério da Saúde, que institui o regulamento técnico dos sistemas de urgência e emergência e determina a atualização dos profissionais do setor.

O enfermeiro Carlos Souza, da Organização Eficiência, destacou a importância da UPA para a população. “Em recente levantamento, identificamos que em 2013 foram feitos mais de 100 mil atendimentos na UPA. Esta equipe faz a diferença na vida da população de Teresópolis”, destacou.

Com relação a suporte básico de vida, todos os funcionários, desde a área médica até o pessoal da higienização, foram capacitados sobre como dar atendimento básico a pacientes em casos de parada cardiorrespiratória. Enquanto na área de emergências clínicas, médicos e enfermeiros foram atualizados sobre os protocolos utilizados.

“O curso foi importante para nos preparar para socorrer as pessoas que necessitam de ajuda. Em casos de acidentes mais graves, estaremos mais preparados para este tipo de evento”, avaliou Reginaldo Oliveira, agente de portaria.
Cerca de 40 profissionais foram graduados com o curso ministrado pela Organização Eficiência
Funcionários da UPA de Teresópolis recebem certificado de capacitação
 Para o secretário de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna, essa capacitação oferece à população um atendimento eficaz
Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Marcos Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário