Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Prefeitura de Teresópolis entrega Posto de Saúde à comunidade da Quinta Lebrão

 A Prefeitura de Teresópolis entregou à população da Quinta Lebrão a nova unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro
Prefeitura entrega Posto de Saúde à comunidade da Quinta Lebrão

Teresópolis, 14 de fevereiro de 2014 - Nesta sexta-feira, 14, a Prefeitura de Teresópolis entregou à população da Quinta Lebrão a nova unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro, totalmente revitalizada e devidamente cadastrada no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde). O posto funciona na antiga sede da Amaquil (Associação dos moradores e amigos da Quinta Lebrão), cedida para facilitar o atendimento dos moradores do bairro, que antes buscavam assistência médica na Unidade de Saúde da Família da Fonte Santa. 

O local, que há quatro anos estava desativado, recebeu das Secretarias de Obras e de Serviços Públicos reforma e melhorias que incluíram rampa para cadeirantes, asfaltamento no entorno, telhado novo, forro de PVC, piso, pintura, rede de esgoto e a construção de uma caixa de passagem e de um muro, beirando o rio, que serve de proteção e isolamento da unidade. “Quero agradecer a população por esperar o tempo necessário das obras. Foi com empenho e muito carinho que fizemos a reforma do posto para atender bem a comunidade da Quinta Lebrão”, ressaltou o Secretário de Serviços Públicos e interino de Obras, Denílson Moraes.
Secretários de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna, e de Obras e de Serviços Públicos, Denílson Moraes, entregam à população da Quinta Lebrão a nova Unidade de Saúde da Família

Com uma equipe de saúde completa para melhor atender a comunidade, a nova ESF (antigo PSF) conta com dois banheiros, dois consultórios, sala de vacina, cozinha e recepção. Para o secretário de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna, a oficialização do posto foi uma grande conquista para comunidade. “É com muito orgulho que a Prefeitura entrega esse posto à população da Quinta Lebrão, que tanto se mobilizou para conquistar este espaço. Os moradores pediram e o Prefeito Arlei atendeu e determinou que viabilizássemos essa unidade de Saúde. E isto só foi possível também graças ao empenho das secretarias de Obras e de Serviços Públicos”, declarou Carlos Otávio.

Segundo o presidente da associação, Carlos Henrique Bittencourt dos Santos, a luta pela implantação de um posto de saúde na comunidade chegou ao fim. “Há anos vínhamos lutando para conseguir nosso próprio posto e, finalmente, o prefeito Arlei juntamente com os secretários Carlos Otávio e Denílson, atenderam ao apelo da comunidade. Gestantes, idosos e crianças, em especial, agradecem”, declarou Carlinhos. 

A dona de casa Célia dos Reis agradeceu. “Agora está uma maravilha. Não ter que sair mais do bairro para se tratar dá até mais vontade de se consultar. Antes tinha que andar a pé até a Fonte Santa ou ir de ônibus até a Várzea, agora tudo ficou mais fácil”, disse Célia. Moradora há mais de 45 anos da Quinta Lebrão, Maria Luiza dos Santos também comemorou. “Que felicidade! Há mais de 20 anos esperávamos por essa conquista. Finalmente um prefeito nos concedeu o privilégio de sermos tratados com dignidade. Obrigada prefeito Arlei e toda a sua equipe de governo, que nos presenteou com este posto e mais saúde para a população”, agradeceu empolgada a moradora.
A dona de casa Célia dos Reis agradeceu. “Agora está uma maravilha”
Além da presença de toda equipe de saúde, compareceram ao evento o presidente do Conselho M. de Saúde, Valdir Paulino, das Associações de Moradores, da Quinta Lebrão, Carlos Henrique Bittencourt, e de São Pedro, Sergio Ponciano, e usuários. O vereador Fabinho Filé também prestigiou a entrega.
Moradora há mais de 45 anos da Quinta Lebrão, Maria Luiza dos Santos também comemorou a entrega do novo PSF Quinta Lebrão

Texto – Gisele Barreto
Fotos - Marco Esteves
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário