Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Técnicos da Prefeitura de Teresópolis participam de curso sobre saúde da população rural

Técnicos da Prefeitura de Teresópolis participam de curso sobre saúde da população rural
Técnicos da Prefeitura participam de curso sobre saúde da população rural

Teresópolis, 17 de fevereiro de 2014 – Começou nesta segunda-feira, 17, no Centro Interescolar de Agropecuária José Francisco Lippi, em Venda Nova, no 3º Distrito, o curso Rede de Atenção à Saúde da População Rural. A iniciativa tem o objetivo de qualificar e atualizar profissionais locais para atuarem como interlocutores e interventores na solução de problemas de saúde e ambientais nas áreas rurais, e conta com a participação de técnicos das secretarias municipais de Saúde, Agricultura e de Meio Ambiente e da Emater/RJ.

A capacitação é promovida pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), e financiada pelo Governo do Estado, através da Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro). Com carga de 180h, o curso acontece até junho deste ano, com dois dias mensais de seminários e oficinas, além de outras atividades orientadas pela coordenação, como trabalhos de campo, e contempla ainda o acompanhamento dos municípios onde é ministrado por um período de cinco anos.

De acordo com um dos coordenadores, o médico e professor da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ, Pedro Coscarelli, o projeto é voltado para as especificações da vida na zona rural. “Reconhecemos o espaço rural como uma área de práticas de saúde específicas diferentes da zona urbana, daí a necessidade de um trabalho voltado para este território. Assim, a formação e atualização dos profissionais que atuam no interior são de suma importância. Além disso, para obtermos melhores resultados, preconizamos uma participação intersetorial entre Saúde, Meio Ambiente e Agricultura”, afirmou Coscarelli.

O médico frisou que o projeto já é realizado em outras cidades do estado do Rio e é nítida a melhoria no atendimento, assim como do diagnóstico e do mapa epidemiológico mais fidedigno. Assim, é possível promover ações de saúde voltadas para a prevenção. O trabalho é coordenado ainda pela sanitarista da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), Lise Barros, que ministrou o primeiro seminário do curso falando sobre hábitos humanos e transformação do ambiente.

O curso Rede de Atenção à Saúde da População Rural adota o método da pesquisa participante e da pesquisa-ação, voltada para a intervenção, melhoria e enriquecimento do conhecimento para a solução dos problemas, com foco no território rural. Além disso, a atualização prevê ainda a promoção de ações educativas, assim a metodologia de trabalho prioriza a discussão coletiva e o diálogo das questões de saúde, trabalho e ambiente, a partir da experiência e da cultura dos participantes, como parte do processo de formação.

A capacitação é composta pelos seguintes módulos: Desenvolvimento Sustentável, Ambiente e Saúde; SUS e Desenvolvimento Sustentável; Vigilância em Saúde no Território Rural; Agrotóxicos e Rede de Atenção à Saúde Rural. Entre os temas abordados estão processo produtivo e transformação do ambiente rural; Saúde, trabalho, ambiente no território rural; Vigilância Epidemiológica: identificação dos problemas de saúde no território rural (endemias, zoonoses, doenças de veiculação hídrica, etc); Vigilância Ambiental (água e saneamento, ar, solo, alimentos e agroquímicos); Intoxicação, contaminação da água, ar, solo e alimentos; e Criação da Rede de Atenção à Saúde Rural.

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Vanusa Lima
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário