Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de março de 2014

Prefeitura de Teresópolis recebe novos médicos e amplia atendimento na rede municipal de Saúde

“Pela primeira vez, a Secretaria de Saúde tem 100% das unidades básicas com equipes médicas completas e totalmente reformadas, principalmente no interior”, diz Otávio
Prefeitura de Teresópolis recebe novos médicos e amplia atendimento na rede municipal de Saúde

Teresópolis, 11 de março de 2014 - A Prefeitura de Teresópolis está ampliando o quadro de médicos no município com a chegada de mais 11 profissionais da área, a fim de otimizar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. Os médicos fazem parte do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Primária (Provab), do Governo Federal, e começam a atuar nos próximos dias. Somando-se aos 133 médicos da Prefeitura, que já atuam na rede pública, o município passa a contar, agora, com 144 profissionais de medicina. 

Segundo o secretário municipal de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna, cada médico tem o prazo de um ano para servir o município escolhido através do programa; depois desse tempo, serão substituídos por outros médicos. “No ano passado, Teresópolis contava apenas com cinco médicos do Provab, e este ano recebemos seis a mais, num total de 11. Futuramente, receberemos também profissionais do ‘Mais Médicos’, outro programa do governo federal e que trabalha inclusive com médicos estrangeiros”.
Para o secretário de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna, a ampliação do quadro médico é mais uma demonstração da busca pela garantia do atendimento de Saúde no município
Ainda de acordo com o secretário de Saúde, Carlos Otávio, este é mais uma demonstração da busca pela garantia do atendimento de Saúde no município. "Desde o início desta administração, o empenho tem sido contínuo para que a população tenha atendimento médico e a garantia de um serviço de qualidade na Saúde. Com estes novos profissionais, proporcionaremos atendimento com maior frequência, inclusive na zona rural", disse Otávio, destacando ainda que a Atenção Primária é muito importante na questão da prevenção, pois é ela que trabalha preventivamente e no estágio inicial das doenças. “A população deve sempre procurar primeiro a unidade de saúde da família mais próxima de sua casa antes de buscar este atendimento no Hospital, pois a Estratégia de Saúde da Família é a porta de entrada prioritária do SUS, exceto nos casos de urgências ou emergência que mereçam um nível de atenção mais complexo”, explicou. 

Reforma e ampliação dos postos

Outra importante conquista do município para a população foi a adesão ao programa de reforma e ampliação de unidades de saúde do Ministério da Saúde. As obras garantem a reforma geral dos imóveis com construção de novas salas, equipamentos, reforma no telhado e revisão das instalações elétrica e hidráulica. A Prefeitura investiu e diversos postos da atenção básica já receberam melhorias e estão funcionando com equipes completas, como é o caso das UBS de Albuquerque, Granja Guarani e Quinta Lebrão – na cidade, e de Volta do Pião e Vargem Grande – no interior, que está em processo de finalização. E iniciando os trabalhos de recuperação encontram-se as UBS de Água Quente e Pessegueiros, na zona rural.

Para o secretário de Saúde, as obras são um indício da valorização do atendimento básico à população. “As reformas vão melhorar o atendimento, oferecendo mais conforto aos usuários em um ambiente dentro dos padrões exigidos pelas normas do Ministério da Saúde. Hoje podemos dizer que, pela primeira vez, a Secretaria de Saúde tem 100% das unidades básicas com equipes médicas completas e totalmente reformadas, principalmente no interior. Vale lembrar que quando assumi a gestão, tínhamos uma carência enorme de médicos e postos interditados, como era o caso da Beira Linha e Granja Guarani, além de Vieira, totalmente destruído. Agora a população usufrui de uma estrutura melhor e com atendimento de primeira qualidade”, concluiu Carlos Otávio.

Unidades assistidas:

Os novos médicos vão atender nas unidades de Vieira, Venda nova, Água Quente, Pessegueiros e Bonsucesso, no interior, e Rosário, Granja Florestal, Beira Linha Granja Guarani e Fonte Santa 1 e 2.

O PROVAB prevê atuação de profissionais de saúde durante 12 meses em diversos postos de atuação pelo país, supervisionados por uma instituição de ensino, sendo obrigatória a participação em curso de especialização em Atenção Básica provido pela Rede UNA-SUS. Semanalmente o profissional terá 32 horas de atividades práticas nas Unidades de Saúde e 8 horas no curso de especialização. 

Texto - Gisele Barreto
Fotos – Ascom
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário