Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de março de 2014

Sala Verde UNIFESO Teresópolis: espaço de informação socioambiental é inaugurado

 professor Carlos Alfredo Franco Cardoso-coordenador do curso de Ciências Biológicas
Sala Verde UNIFESO: espaço de informação socioambiental é inaugurado

A abertura oficial da Sala Verde UNIFESO, um espaço voltado para as questões socioambientais sob a chancela do Ministério do Meio Ambiente (MMA), foi realizada no dia 21 de março, no Campus Quinta do Paraíso do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). Coordenado pelo Departamento de Educação Ambiental (DEA/MMA), o Projeto Sala Verde incentiva a implantação desses espaços para atuarem como centros de informação e formação ambiental, além de possibilitar a reflexão e o desenvolvimento de ações em prol do meio ambiente através de diversas atividades. 

O UNIFESO submeteu um projeto com um plano de ação, elaborado por professores de diferentes cursos sob a coordenação da professora Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), e foi selecionado entre outras instituições públicas e privadas de todo o Brasil que comprovaram possuir capacidade de atuação na área ambiental e no desenvolvimento de ações de educação ambiental. Ao chancelar um projeto, o MMA reconhece sua relevância e certifica que ele está de acordo com as diretrizes e objetivos da Política e do Programa Nacional de Educação Ambiental.

Lançamento do projeto no UNIFESO

“Queremos demonstrar nosso compromisso institucional e pessoal com a questão da educação ambiental que é, na verdade, um compromisso de todos os cidadãos”, disse o Diretor Geral da FESO, professor Luis Eduardo Possidente Tostes. Na avaliação do Pró-Reitor José Feres Abido Miranda, a Sala Verde é mais um avanço nas atividades de extensão. “Temos a consciência de que uma instituição de ensino superior tem que demonstrar sua qualidade e ser percebida pela sociedade, e para isso é necessário desenvolver projetos que digam respeito àquilo que faz parte do cotidiano de nossa região”, salientou o professor Feres. 

A professora Ana Maria Gomes de Almeida reforçou que “a nossa proposta é que este seja um centro vivo. O mais importante não é o espaço físico, mas a união para o desenvolvimento de questões relativas à educação ambiental”. Ela citou como parceiros da instalação da Sala Verde UNIFESO as secretarias municipais de Meio Ambiente, Educação e de Desenvolvimento Social, o Fórum da Agenda 21 Teresópolis, o ICMBio, o Fórum Municipal de Economia Solidária, a 13ª Subseção da OAB Teresópolis e a organização não governamental Tereviva, além do SESC Teresópolis e a Secretaria de Meio Ambiente de Guapimirim. Para o subsecretário Leandro Coutinho, “esta parceria se concretiza em uma das fases de implantação da nossa política municipal de educação ambiental. Essa iniciativa do UNIFESO vai ajudar muito o trabalho da secretaria de Meio Ambiente e do Fórum da Agenda 21”. 

As iniciativas também vão propiciar a participação de diversos segmentos da sociedade na gestão ambiental, seguindo uma pauta de atuação permeada por ações educacionais, que caminhem em direção à sustentabilidade. Foi o que Guilherme Paim, representando a OAB, destacou. “A educação tem um cunho de mudar e transformar toda uma cultura, que é o que precisamos”, observou o advogado.

Palestra sobre preservação da água

Na programação de inauguração da Sala Verde foi incorporado o Café Científico Especial do curso de Ciências Biológicas, em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. Para o evento foi convidada a professora Ana Alice de Carli - doutora em Direito Público e Evolução Social, docente na Universidade Federal Fluminense e ex-professora do curso de Direito do UNIFESO - para ministrar palestra sobre “Água é vida: eu amo, eu cuido eu poupo!”. Ela aproveitou a oportunidade para apresentar sugestões para o projeto Sala Verde. “Este aqui não é um espaço físico, mas um mundo, uma oficina de pensamento e reflexão de onde podem sair muitos caminhos para a solução de problemas, em especial os ambientais aqui de Teresópolis”, avaliou a professora Ana Alice.

Ainda no dia 21 de março, os estudantes do quinto ano do ensino fundamental do CESO fizeram um passeio pelo Campus Quinta do Paraíso conduzido pela professora Gicelle Faissal, do curso de Pedagogia e uma das responsáveis pela Sala Verde, e participaram da contação de histórias com a escritora Ana Maria de Andrade, além de fazerem um tour pelos laboratórios do curso de Ciências Biológicas acompanhados pelo coordenador do curso, professor Carlos Alfredo Franco Cardoso.
A professora Ana Maria Gomes de Almeida reforçou que “a nossa proposta é que este seja um centro vivo. O mais importante não é o espaço físico, mas a união para o desenvolvimento de questões relativas à educação ambiental”

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário