Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de março de 2014

Segue a II Semana da Educação de Teresópolis

A professora Carla Rabello fala da importância dos encontros na II Semana da Educação
Segue a II Semana da Educação de Teresópolis

Teresópolis 25 de março de 2014- Como divulgado no calendário oficial, no período entre os dias 24 a 28 de março, segue com palestras, formações e oficinas a II Semana da Educação de Teresópolis, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) que tem por objetivo discutir questões do cotidiano das salas de aulas, oferecendo subsídios para a reflexão sobre a prática a fim de que se possa avançar com os estudantes para uma educação focada na aprendizagem de todos e cada um.

“Nosso objetivo é nos encontrar, não para encontrar soluções ou apresentar receitas prontas para nossa comunidade escolar, mas para que possamos refletir e discutir assuntos que são importantes no cotidiano da escola. E talvez, através desse encontro coletivo, onde poderemos compartilhar nossas experiências, estejam algumas saídas para nossos grandes e novos problemas”, explicou a diretora do Departamento de Educação da SME, professora Carla Rabello.

Na tarde desta segunda-feira, 24, as equipes diretivas e orientadores pedagógicos tiveram um encontro com o professor Celso Vasconcellos, doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, que abordou o tema “Currículo – atividade humana como princípio educativo”, no salão nobre do Clube Comary. Durante o encontro, o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, falou aos diretores e orientadores.

“Gostaria de anunciar a vocês que pela primeira vez na história de Teresópolis a Secretaria de Educação não vai mais morar de aluguel. Em acordo firmado com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, nós vamos nos mudar para um prédio próprio, onde funcionava o Fórum de Agriões, o que vai gerar grande economia para os cofres públicos”, divulgou o secretário.

Ainda na segunda-feira, foi oferecida nos turnos da manhã e tarde uma oficina de artesanato com garrafas pet para professores de Artes, tutores do Programa Mais Educação, professores dos Anos Iniciais e convidados no Ginásio Pedrão. No Teatro Municipal, a professora Gabriella Friedman Mattos, educadora sexual pela Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana, apresentou a palestra “Sexualidade na Escola”, destinada aos professores dos Anos Iniciais.
O professor Celso Vasconcellos, doutor em Educação pela USP apresenta sua palestra
O secretário de Educação, Leonardo Vasconcellos, fala às equipes diretivas no Clube Comary
Equipes diretivas e orientadores pedagógicos se encontram no Clube Comary
“A Semana Municipal de Educação privilegia todos os atores envolvidos no processo de desenvolvimento do conhecimento, por isso serão oferecidas também atividades para os funcionários de apoio e pais”, lembrou Sandra Patrício da Rocha, assessora da Divisão de Projetos Especiais.

O evento que segue até a próxima sexta-feira, reúne professores especialistas conhecidos por seus temas de estudo dedicados aos problemas enfrentados pela educação do país e que não estão distantes da rede municipal. Haverá também a presença de outros profissionais desejosos de partilhar suas experiências e contribuir para o crescimento da rede.

Nesta terça-feira, a psicóloga Erika Neves falou aos alunos e responsáveis sobre “Adolescer, o processo natural do desenvolvimento humano”, no teatro do Sesc Teresópolis, enquanto durante a tarde a educadora sexual Gabriella Friedman Mattos repetiu sua palestra para os professores da Educação de Jovens e Adultos no Teatro Municipal. No auditório da SME, funcionários administrativos da rede municipal de ensino participaram de formações sobre Escrituração e Inscrituração Escolar.

Os eventos da II Semana da Educação de Teresópolis são realizadas em seis locais durante os turnos da manhã e tarde: Teatro Municipal (Av. Feliciano Sodré, 675, Várzea), Auditório da Secretaria Municipal de Educação (Ed. Apa, Avenida Feliciano Sodré, 1083, 3° andar), Clube Comary (Rua Hercílio Ferreira dos Santos, 97, Comary), SESC Teresópolis (Av. Delfim Moreira, 749, Várzea), Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara (Rua Tenente Luiz Meireles, 211, Várzea) e no Centro Educacional Helena de Paula Tavares (Praça Dom Quixote, 47, Araras). Na quarta-feira, 26 de março, haverá também uma visita guiada a cervejaria Itaipava, como os professores das escolas inscritas no Projeto AMA do Instituto Chico Mendes.
A psicóloga Érika Neves fala com e sobre adolescentes no Teatro do Sesc

Texto:Marcelo Ferreira
Fotos:divulgação
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário