Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Escolas Municipais de Teresópolis participam de atividades fora de salas de aula

Alunos da Escola Municipal Alice Saldanha conhecem o Maracanã
Escolas Municipais participam de atividades fora de salas de aula

Teresópolis, 3 de abril de 2014 - Entendendo que a formação do indivíduo capaz de se tornar sujeito de sua própria história não se dá apenas dentro da sala de aula, as escolas da Rede Municipal de Ensino têm organizado diversas ações extraclasses. O objetivo é de ensinar e levar a uma reflexão sobre estruturas, dispositivos, currículos e espaços, provocando atividades nas quais os alunos se envolvem pessoal e duradouramente e fortalecendo ações sociais no grupo ou individuais. A Secretaria Municipal de Educação (SME), através de diversos dispositivos e em várias instâncias, tem apoiado e incentivado essas iniciativas.

“A Secretaria de Educação acredita que as atividades extraclasses se apresentam como uma quebra de paradigma do ensino tradicional, onde as aulas são realizadas em recintos fechados e com um currículo formal. Se algumas vezes, quando dentro da sala, os alunos estão interessados no que acontece do lado de fora; por que não sair com eles e aproveitar esse interesse para a aprendizagem?”, questiona o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcelos.

Recentemente a Escola Municipal Alice Saldanha, localizada no Morro do Tiro, levou seu alunos a visitarem o estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã. “Acreditamos numa escola que oportuniza aprendizado em todo tempo, integrando a escola ao mundo neste processo de construção do conhecimento. Assim, nada melhor que levar nossos alunos ao palco da maior festa do mundo, a Copa do Mundo. Aprendizagem rica e vivenciada num desenvolvimento integral de nossos alunos. Teremos muitas oportunidades neste ano de 2014 e nossa função como escola é oportunizar cada passo de aprendizagem e desenvolvimento”, justificou a professora Valéria Castor de Freitas.
Alunos da Escola Municipal Alice Saldanha conhecem o Maracanã
 Alunos da Escola Municipal Chiquinha Rolla participam do projeto “Os Três Poderes”
 Alunos da Escola Municipal Chiquinha Rolla participam do projeto “Os Três Poderes”

Outra atividade que tem tirado os alunos de sala de aula está sendo promovida pela Escola Municipal Chiquinha Rolla, da Beira Linha. No projeto “Os Três Poderes”, que pretende ensinar aos alunos como funcionam o Legislativo, Executivo e Judiciário, os jovens estudantes visitaram a Câmara Municipal podendo conferir in loco como funciona a administração legislativa municipal. 

Passeio de trenzinho

A Escola Municipal Marilia de Oliveira e Silva Porto, de Santa Cecília, promoveu recentemente um passeio de trenzinho em parceria com o Programa Mais Educação, visando à integração dos alunos e a ampliação dos conceitos teóricos sobre o bairro do Alto e adjacências, onde se localiza a escola.

Durante o passeio foram abordados temas relevantes ligados ao projeto pedagógico da Secretaria Municipal de Educação para ao ano de 2014: "O mundo inteiro cabe na escola". A cada lugar percorrido durante o passeio, foram mencionados os nomes, curiosidades e pontos de interesse cultural.

“A aula-passeio serviu como um estímulo a mais para nossos alunos, pois vivenciaram experiências que oportunizaram a ampliação de conceitos do projeto trabalhado no currículo escolar, nas atividades de sala de aula regular e nos atendimentos Mais Educação” analisou a professora Lílian Charles da Silva Fernandes, coordenadora do Mais Educação na escola.
  Alunos da Escola Municipal Marilia de Oliveira e Silva Porto passeiam de trenzinho

FOTOS (DIVULGAÇÃO)
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário