Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Projeto Caminhos do Cuidado abre oficialmente atividades no UNIFESO Teresópolis

Projeto Caminhos do Cuidado abre oficialmente atividades no UNIFESO Teresópolis
Projeto Caminhos do Cuidado abre oficialmente atividades no UNIFESO

Profissionais de saúde de diversas áreas participaram no dia 20 de março, no Campus Sede do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), da abertura oficial das atividades do projeto “Caminhos do Cuidado” em Teresópolis. A iniciativa do Ministério da Saúde, com o apoio da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO) – cogestora do PSF –, e da Secretaria Municipal de Saúde, vai oferecer curso para formação de agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de Enfermagem da Saúde da Família, sobre saúde mental com ênfase em crack, álcool e outras drogas.

Uma vez capacitados, os profissionais ajudam a melhorar a atenção ao usuário e seus familiares por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde. O Projeto “Caminhos do Cuidado” envolve ainda as instituições Fiocruz (RJ), o Grupo Hospitalar Conceição (RS) e a Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (SUS). 

A cerimônia de abertura

Compuseram a mesa o professor José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor Acadêmico; a professora Vera Lúcia Gonçalves Pacheco, coordenadora técnica da cogestão das equipes de PSF pelo UNIFESO; o professor e enfermeiro José Carlos Lima de Campos, coordenador estadual do projeto e professor dos cursos de Enfermagem e Medicina do UNIFESO; a psicóloga e professora Ana Maria Brasílio, psicóloga, articuladora do projeto na Região Serrana e docente nos cursos de Medicina e Enfermagem do UNIFESO; o administrador Márcio Catão, vice-prefeito de Teresópolis; Carlos Otávio Sant’Anna, secretário municipal de Saúde; Waldir Paulino, presidente do Conselho de Municipal de Saúde de Teresópolis; a enfermeira Betânia Faraco, coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Teresópolis; a professora e enfermeira Marta de Fátima Lima Barbosa, da Escola de Formação Técnica em Saúde Enfermeira Isabel dos Santos; e Silmara Blunt, tutora do projeto em Teresópolis.

“O UNIFESO tem a satisfação de receber estes profissionais tão importantes para o SUS, desta vez e quantas forem necessárias para contribuir a um sistema justo, ético e que seja voltado efetivamente para atender às necessidades de saúde da população”, declarou o Pró-Reitor José Feres Miranda. O vice-prefeito, Márcio Catão, dirigiu ao professor José Feres palavras de gratidão à FESO, “esta Instituição – uma das poucas – que ao longo dos anos realmente ampara todos os projetos de nossa cidade, seja na área de Saúde ou nas demais. Deixo aqui meu agradecimento pela sua importância em nossa vida. Em nome do prefeito, coloco a prefeitura de forma aberta a aceitar críticas e discutir projetos”.

O secretário Carlos Otávio Sant’Anna comemorou a oportunidade de capacitar os profissionais que estão atuando dentro da Atenção Básica nas diversas especialidades, e destacou a relevância da parceria entre secretaria e UNIFESO, “uma instituição que está sempre apoiando iniciativas, além de estar sempre conosco discutindo questões sobre Saúde da Família na cogestão dos PSFs”. O presidente do Conselho de Municipal de Saúde, Waldir da Costa, também agradeceu ao UNIFESO “por estar sempre com as portas abertas quando precisamos. Este curso em nível nacional é muito importante para todos nós”.

A professora Vera Lúcia Pacheco apostou no sucesso do curso. “Acredito que vai qualificar bastante o atendimento. Não é somente como coordenadora técnica que fico feliz com a oportunidade, afinal a minha vida inteira fui militante da Atenção Básica e sei como nesta área, nós como profissionais, nos sentimos impotentes diante de uma família desestruturada por conta de uma dependência das drogas ou do álcool”, justificou a professora. Betânia Faraco ressaltou que “o curso está centrado nas necessidades de saúde e demandas sociais, priorizando o vínculo familiar para conseguir diminuir o uso prejudicial das drogas”. Para a professora Marta de Fátima Barbosa, “nosso olhar é para aquele que necessita de cuidado”. A tutora Silmara Blunt colocou como “uma caminhada em que parabenizo a todos que estão envolvidos e se dedicando para que esses cinco dias sejam de muito aprendizado e crescimento”.

O professor José Carlos Lima de Campos, que está entre os tutores no projeto, dirigiu sua fala aos agentes comunitários e aos técnicos e auxiliares de Enfermagem presentes, explicando que “queremos dividir com vocês através dos encontros presenciais e tarefas à distância o que já fazem e muito bem: conhecimentos de Saúde Mental. Vocês são a ponta da assistência, e são vocês que sabem da família, quem frequenta a associação, ou seja, vocês estão com os olhos na saúde do Brasil”. O curso acontece em cinco dias, totalizando 60 horas.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário