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terça-feira, 15 de abril de 2014

Secretaria de Educação de Teresópolis realiza “Encontros da Educação Infantil”

As professoras/formadoras apresentam o encontro para os educadores do pré-escolar
Secretaria de Educação realiza “Encontros da Educação Infantil”

Teresópolis, 15 de abril de 2014 - A Secretaria Municipal de Educação (SME), através da sua Divisão de Educação Infantil, está realizando uma série de encontros com todos os professores de pré-escolar da Rede Municipal de Ensino. O objetivo é implementar novas práticas para a construção de portfólios onde o registro sistemático se adequará as especificidades das crianças, sendo construídos com base eixos da Brincadeira e Interação. Ao todos, serão cerca de seis ou sete reuniões ao longo do ano, que recebem o nome de “Encontros da Educação Infantil”.

“É necessário que haja constantemente um novo olhar para esta etapa da Educação Básica. O currículo das turmas de pré-escolar precisa ser revisitado por todos os educadores, assim como as formas de avaliação do trabalho e do desenvolvimento dos alunos, e é isso que nossa equipe está fazendo”, explicou o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

Nos encontros, realizados na Secretaria de Educação, educadores de creches, centros de educação infantil e escolas municipais são distribuídos em seis grupos. A proposta é obter vivências e experiências diferentes dentro de cada reunião, que são orientadas por uma dupla de professores/formadores. Estes professores/formadores organizam os encontros e promovem as discussões em torno da prática da construção dos portfólios.

O que é o portfólio?

O portfólio é instrumento de documentação que tem como foco a narração dos percursos de aprendizagem de crianças e adultos. Este “documento” supõe a seleção de registros que objetiva a valorização e a reflexão sobre o percurso da aprendizagem.

“O portfólio já é um recurso utilizado por muitos professores em sala de aula, mas agora ele receberá uma outra formatação; a partir dessa construção poderemos enxergar melhor o ano letivo daquele aluno. Com o portfólio podemos entender como a criança começou aquele ano e como ela está progredindo na construção do seu conhecimento”, explicou Luana de Oliveira, chefe da Divisão de Educação Infantil.

Outra importante função do portfólio é permitir que as crianças revivam suas ações e possam retomar para continuar o processo, além de ser um aliado dos educadores, que têm nas mãos uma valiosa ferramenta para repensar sua prática e para conscientizar as famílias da importância do trabalho desenvolvido.

“A rede municipal de ensino precisa estabelecer estratégias para ofertar um atendimento de qualidade para as turmas de 4 e 5 anos. Por isso, os encontros têm foco em linguagem oral e escrita, corpo e movimento e raciocínio lógico matemático. Porém, todas as áreas são contempladas, já que o trabalho na educação infantil deve prezar o desenvolvimento global das crianças”, finalizou Carla Rabello, diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação.
Atividades e dinâmicas são apresentadas e sugeridas durante os encontros

Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

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