Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de abril de 2014

Secretaria de Meio Ambiente de Teresópolis participa de curso de sustentabilidade

 Mohan Munasinghe recebeu do subsecretário de Meio Ambiente, Leandro Coutinho, o Plano local de Desenvolvimento Sustentável de Teresópolis
Secretaria de Meio Ambiente participa de curso de sustentabilidade com ganhador de Prêmio Nobel

Teresópolis, 29 de abril de 2014 – O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizou nesta segunda, 28, e terça-feira, 29, no Teatro Tom Jobim, no Rio de Janeiro, o curso “Sustainomics”, ministrado pelo professor e doutor Mohan Munasinghe. O evento faz parte do Projeto SIM – Sustentabilidade em Instituições e Municípios – aprovado pelo Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam) e coordenado pelo Núcleo Especial da Agenda 21 do Inea, em parceria com o Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (Ceads-UERJ).

A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi representada pelo subsecretário Leandro Coutinho, acompanhado da gestora ambiental Ana Carolina, do engenheiro ambiental Thiago Lima e do agente ambiental Emerson.

O curso tem como público-alvo gestores municipais, coordenadores de Agendas 21 locais, lideranças sociais, acadêmicos, gestores e técnicos da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), do Inea e especialistas em temas como gestão de risco de desastres naturais e recursos hídricos, mudanças climáticas e consumo sustentável, pautas fundamentais da agenda ambiental para o Estado do Rio de Janeiro. 

Durante o curso, professor Mohan Munasinghe recebeu das mãos do subsecretário de Meio Ambiente de Teresópolis, Leandro Coutinho, o Plano Local de Desenvolvimento Sustentável – Agenda 21. A pedido do Prefeito Arlei, o subsecretário encaminhou ao ganhador do Prêmio Nobel uma solicitação para que instituições internacionais possam conhecer as necessidades do município, visando investimentos para o desenvolvimento sustentável de Teresópolis.

Professor Mohan Munasinghe

O professor Mohan Munasinghe, criador do método “Sustainomics”, é doutor em engenharia, física e economia do desenvolvimento pelas Universidades de Cambridge, MIT e Concordia e Prêmio Nobel da Paz de 2007. Munasingue lançou as bases de seu método na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD) em 1992, no Rio de Janeiro.

Desde então, a abordagem tem sido utilizada em programas de organizações internacionais (CSD, CE, OCDE, PNUD, PNUMA, Banco Mundial, entre outras), governos (Brasil, Canadá, China, Holanda, Sri Lanka, Reino Unido) e adotada como referência para muitos pesquisadores em todo o mundo. 

O método “Sustainomics” tem características relevantes para auxiliar gestores governamentais e lideranças sociais a qualificar a relação sociedade e governo a partir dos princípios da democracia participativa, promovendo uma cidadania mais includente e ativa.
Equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente com o ganhador do Prêmio Nobel, professor Mohan Munasinghe

Texto e fotos: Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário