Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Alunos da Rede Municipal visitam Fazendinha Agroecológica em Seropédica

Vitor Gorin, estagiário da EMBRAPA Ecológica, recebe alunos da Escola Municipal Fazenda Alpina
Alunos da Rede Municipal visitam Fazendinha Agroecológica em Seropédica

Teresópolis, 29 de maio de 2014 - Com o objetivo de adquirir experiências e vivenciar conteúdos em outros contextos, os alunos do Programa Mais Educação da Escola Municipal Fazenda Alpina, em Vale Alpino, visitaram a Fazendinha Agroecológica, no município de Seropédica. O espaço é uma espécie de laboratório vivo para as pesquisas na área de agricultura orgânica realizadas pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Pesagro-Rio (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro). Foi uma aula-passeio da Oficina de Canteiros Sustentáveis apresentada nesta escola. Na ocasião, o interesse e o comportamento apresentado pelos alunos geraram elogios pelos responsáveis.

“Essas aulas-passeio são muito importantes como ferramentas de real aprendizagem. São oportunidades para que o aluno saia do ambiente escolar a fim de conhecer novos lugares, diferentes situações de ensino-aprendizagem prazerosas, relacionadas aos conteúdos escolares, numa relação totalmente dialética com as informações, a realidade e as pessoas envolvidas”, explicou a coordenadora do Programa Mais Educação na rede municipal, professora Marcia Maria.

Durante a visita, que foi guiada pelo estagiário em agronomia da EMBRAPA Agroecologia, Vitor Cezar Borin, os alunos conheceram o sistema de criação de vacas leiteiras, a avicultura de postura, o minhocário, a estufa das mudas, a agro floresta e o hortão, onde são cultivados vários tipos de hortaliças em consórcio. Foi ressaltada também a importância da produção agropecuária pelo Sistema Orgânico, no qual não é usado nenhum tipo de agrotóxico ou de outro contaminante, com produção de alimentos mais saudáveis e nutritivos e, ainda, respeitando o meio ambiente.

“Infelizmente, apesar de as pessoas acharem a produção orgânica bonita e importante, o consumo e a visita aos pontos de venda ainda são muito pequenos”, observou o monitor da Oficina de Canteiros Sustentáveis, Alexandre Lopes.
Alunos e equipe da E.M. Fazenda Alpina em Seropédica
Para a coordenadora do Programa Mais Educação na Escola Municipal Fazenda Alpina, professora Maria Helena Monteiro, o orgulho dos seus alunos e do monitor da oficina foram o ponto alto do passeio. Isso porque o estagiário da EMBRAPA, responsável pela visita guiada, elogiou o comportamento e o conhecimento prévio das crianças sobre tudo que foi apresentado e comentado no encontro. “Ele nos parabenizou e disse que valoriza muito esse tipo de atividade, pois enriquece a aprendizagem dos alunos", comemorou a coordenadora.

Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário