Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de maio de 2014

Apresentação Baunerfest na Calçada da Fama - Fundação de Cultura de Petrópolis agitou o centro da cidade no fim de semana

A dança típica será uma das atrações da Bauernfest
Fundação de Cultura de Petrópolis agita o centro da cidade no fim de semana

Teresópolis, 20 de maio de 2014 - No último sábado, 17 de maio, uma intervenção cultural despertou a atenção do público no centro de Teresópolis. É que a Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis trouxe ao município diversos personagens, que se apresentaram em plena Calçada da Fama. O objetivo da ação, que teve o apoio da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, foi divulgar a 25ª edição da Bauernfest – a Festa do Colono Alemão, que acontece entre 27 de junho e 6 de julho, em Petrópolis.

A ação teve a participação de 10 pessoas: o Rei (Azorílio Ferreira do Valle), a Rainha (Roberta Ferreira) e as Princesas da Bauernfest (Nathalia Bello Kling e Maitê Carneiro Simas); e ainda três casais de dançarinos que, devidamente caracterizados, apresentaram coreografias de danças típicas folclóricas alemães, que fazem parte da festa. Na ocasião, também foram distribuídas filipetas de divulgação do evento. O grupo veio a Teresópolis acompanhado por Lilia Maria Flores Ambrósio, coordenadora de Projetos Externos da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis.

Em sua 25ª edição, a Festa do Colono Alemão - Bauernfest será realizada de 27 de junho até o dia 06 de julho no Palácio de Cristal, em Petrópolis. Promovido pela Prefeitura de Petrópolis, através da Fundação de Cultura e Turismo, o evento reúne estandes de gastronomia com o melhor da cozinha germânica, apresentações de danças folclóricas, danças típicas, corais e orquestras sinfônicas, desfiles, estandes de artesanato, etc, resgatando a história e homenageando os pioneiros que ajudaram a construir Petrópolis e formar a cultura e as famílias daquele município.

“Por ser nosso jubileu de prata, queremos que a festa alcance todo o estado do Rio. Por isso, estamos visitando municípios, como é o caso de Teresópolis, para divulgarmos nosso evento, marcando um relacionamento de parceria e colaboração entre nossos municípios”, comentou Cláudio Gomide, diretor de Cultura e Turismo de Petrópolis.

Para o secretário de Cultura, Arnaldo Almeida, a intervenção coloca em prática um intercâmbio já existente através do Fórum de Gestores Públicos de Cultura da Região Serrana. “Há alguns anos os gestores culturais vem se reunindo mensalmente na busca de projetos e ações que contribuam de forma conjunta para o desenvolvimento cultural da Região Serrana. Alguns destes programas já estão em andamento. E ações em parceria, como a de sábado, só fortalecem a nossa região”, avalia.
A dança típica será uma das atrações da Bauernfest

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário