Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de maio de 2014

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) marca o retorno de suas atividades em Teresópolis com duas aulas inaugurais

 A diretora Carla Rabello e a coordenadora Cristina Esteves falam aos professores do PNAIC
PNAIC retorna suas atividades com aulas inaugurais

Teresópolis, 16 de maio de 2014 - O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) marca o retorno de suas atividades em Teresópolis com duas aulas inaugurais realizadas no Teatro Municipal, na Prefeitura, e na Escola Municipal Maçon Lino Oroña Lema, na Tijuca. O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

“No ano passado tivemos Formação em Português para os professores do Ciclo da Infância sob a coordenação e supervisão da UFRJ. Este ano as formações estarão centradas na Alfabetização Matemática e contarão com a experiência do Setor Matemática do Projeto Fundão, mas dialogando interdisciplinarmente com Português e sob a coordenação geral da UFRJ”, explicou a professora Cristina Esteves, coordenadora do programa em Teresópolis.

O curso é presencial e tem dois anos de duração. Em 2013, a ênfase foi em linguagem e em 2014 será em matemática. Em cada ano, a duração total será de 120 horas, com a realização de encontros presenciais ao longo do ano letivo. A UFRJ emite certificado para os orientadores de estudo e para os professores alfabetizadores ao final de cada ano do curso. Além disso, o MEC oferece para os participantes uma Bolsa de R$ 200,00 durante os meses de formação continuada. Em Teresópolis, os Orientadores Pedagógicos e Professores recém-contratados, que só poderiam participar como ouvintes, recebem todos os benefícios, inclusive a bolsa integral, custeada pela Secretaria de Educação.

“Em 2013 a Secretaria Municipal de Educação (SME) assumiu esse compromisso oferecendo a formação para 208 profissionais da educação em Teresópolis, sendo 175 professores das séries iniciais, 31 orientadores pedagógicos e dois professores da rede privada. Os professores e orientadores interessados que não constavam no SISPACTO receberam a bolsa paga pela SME e também serão certificados porque acreditamos que o futuro está na educação e esse é o nosso compromisso”, enfatizou o professor Leonardo Vasconcellos, secretário municipal de Educação.

Nas aulas inaugurais foram distribuídos materiais de estudo e apresentados temas como nova formação da equipe de Orientadores de Estudo. Também aconteceu a reorganização das turmas pelo SISPACTO, a abertura de mais uma turma, o ingresso de novos professores e orientadores pedagógicos e a apresentação do calendário 2014, além dos temas pedagógicos pertinentes como “Escola como agência de letramento e de numeramento”.

“Essa formação continuada dos nossos professores de alfabetização tem sido bastante proveitosa para a rede municipal de ensino. Temos tido relatos bastante positivos dessa troca e aprendizagem que está acontecendo, já que elas permitem aos nossos professores adaptar com segurança o que eles já sabem fazer bem, fazendo então ainda melhor”, analisou a professora Carla Rabello, diretora do Departamento de Educação da SME.
A coordenadora Cristina Esteves apresenta a equipe de professores-orientadores do PNAIC
Os alfabetizadores da Rede Municipal assistem à aula inaugural do PNAIC

Texto – Marcelo Ferreira
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário