Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Projeto Cultura nos Bairros de Teresópolis faz a festa em Santa Rita

Construída em 1712, a Paróquia de Santa Rita de Cássia é a primeira igreja católica de Teresópolis
Cultura nos Bairros faz a festa em Santa Rita

Teresópolis, 26 de maio de 2014 - No último sábado, 24 de maio, o projeto Cultura nos Bairros, desenvolvido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, esteve na localidade de Santa Rita. A visita teve como objetivo levar à comunidade do 2º Distrito uma tarde de arte, entretenimento e alegria, agregando valor à Festa em Louvor à Santa Rita de Cássia, organizada pela paróquia e a comunidade. Na ocasião, foi assinada também a ata de criação da Associação dos Amigos da Capela de Santa Rita.

As atividades foram realizadas no pátio da capela e agradaram a comunidade. O agente cultural Ivo Bernardo deu início às atrações com uma oficina de pernas de pau, que divertiu as crianças, contando com a participação de alguns alunos do curso de circo da Secretaria de Cultura. Logo depois, Ivo surpreendeu com a exibição de malabares, despertando a atenção do público, principalmente com o swing, que utiliza fogo, e as claves, também com fogo.

Na programação musical, os músicos Fernando Mello, Marcos André, Ayrton Rebello e Andréa Sant’Anna, com a participação do secretário de Cultura, Arnaldo Almeida, agitaram a plateia com muito forró. No repertório, peças clássicas como ‘Sala de Reboco’, ‘Xote das Meninas’, ‘A ema gemeu’, ‘Luiz respeita Januário’, ‘É proibido cochilar’ e muitas outras.
A cantora e repentista Wanda Pinheiro, com alunos do curso de circo
Ayrton Rebello, Arnaldo Almeida, Marcos André e Fernando Mello deram um show de forróEntre as atividades, oficinas de malabares e pernas de pau
O show pirotécnico de malabares com Ivo Bernardo
Também participou do evento a cantora e repentista Wanda Pinheiro, que apresentou versos de improviso e ainda cantou sucessos como Chico Mineiro e Vai dar tudo certo. Ao lado de Ayrton Rebello, cantou ainda ‘Estúpido Cupido’ e ‘Coração de papel’.

Quem esteve presente, aproveitou as atividades. É o caso de Lucas Moura Pacheco, de 10 anos, morador da localidade. “Foi a primeira vez que andei com pernas de pau. Achei o máximo. Muito legal. E com a ajuda do professor, consegui direitinho”, comentou o menino.

Administrador paroquial da Capela de Santa Rita de Cássia, padre Denis de Souza Bispo ficou satisfeito. “A presença da Secretaria de Cultura enriqueceu muito a nossa festa. Além de toda esta manifestação artística, esta visita vai possibilitar que os olhares de Teresópolis se voltem um pouco para a comunidade de Santa Rita, que muito precisa. Que esta seja a primeira ação de uma longa e farta parceria entre a comunidade de Santa Rita e a Secretaria de Cultura. Só temos a agradecer”, comentou o padre.

Associação dos Amigos da Capela

Além das atrações do Cultura nos Bairros, na mesma ocasião também foi assinada a ata de criação da Associação dos Amigos da Capela de Santa Rita, com o objetivo de auxiliar a paróquia na manutenção e conservação da igreja.

Primeira igreja católica de Teresópolis, a Capela de Santa Rita de Cássia foi construída em 1712, como capela mortuária e, 100 anos depois, em 1823, foi ampliada, passando a se tornar igreja. Algumas partes da construção ainda permanecem intactas, como há 300 anos. Daí a ideia da criação de uma associação de amigos da capela, sugestão do historiador Wanderley Peres, e que foi abraçada pela comunidade e pela Secretaria de Cultura, que, através do Serviço de Patrimônio Histórico, formalizou a criação da mesma.

Participaram da assinatura da ata o secretário de Cultura, Arnaldo Almeida; o secretário de Agricultura, José Francisco Cortásio; o historiador Wanderley Peres; a chefe do Patrimônio Histórico de Teresópolis, Regina Rebello; o presidente da Academia Teresopolitana de Letras, Delmo Ferreira; o padre Denis Bispo; e ainda os historiadores Romildo Pires, Marcelo Campos e Carlos Artur Esteves.

“Além da premissa principal do projeto, levando arte e entretenimento à comunidade, e contribuindo assim para a festa em louvor à Santa Rita, a visita do Cultura nos Bairros teve ainda o acréscimo do fator histórico. Com a criação de uma associação, esta importante capela fica fortalecida, com a garantia de uma entidade disposta a auxiliar na manutenção e na proteção deste patrimônio da nossa cidade”, destacou o secretário de Cultura, Arnaldo Almeida.
Marcelo Campos, Romildo Pires, Regina Rebello, Delmo Ferreira, Wanderley Peres, Padre Denis Bispo, Arnaldo Almeida e Carlos Artur Esteves assinaram a ata
O Ônibus da Cultura levou os artistas até a comunidade de Santa Rita
Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário