Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Teresópolis entrega segunda cadeira de rodas da campanha EJA Solidária

Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Teresópolis entrega segunda cadeira de rodas da campanha EJA Solidária
Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal entrega segunda cadeira de rodas da campanha EJA Solidária

Teresópolis, 30 de junho de 2014 - Entendendo que a escola é muito mais do que meramente um espaço pedagógico, mas também um local onde se compartilha valores e atitudes, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) começou em 2013 a campanha EJA Solidária. O objetivo é envolver e cativar seus estudantes em função da responsabilidade social, estimulando sua participação como parte ativa da construção de uma nação socialmente mais justa. Graças a essa campanha, alunos e professores entregaram agora a segunda cadeira de rodas da campanha.

“Desde o ano passado, a EJA vem conseguindo envolver estudantes, professores, funcionários e a comunidade escolar em geral nesta campanha de arrecadação dos lacres por cadeiras de rodas e isso oportuniza a vivência do lema da campanha: com pequenas ações de muitas pessoas, nós transformaremos o mundo. Só podemos parabenizar a todos os envolvidos pela atitude e pelo exemplo”, felicitou o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

A senhora Carmelita da Conceição Ribeiro, 65 anos, moradora da Quinta Lebrão e vizinha de uma aluna da III etapa da EJA da Escola Municipal Maçom Lino Oroña, ficou muito emocionada e agradecida com a doação da cadeira. Tamara do Nascimento, sua filha, explicou que a mãe sofreu dois AVC’s em menos de um mês e que a cadeira a ajudará muito no processo de recuperação e locomoção para a fisioterapia.

“Para nós, alunos, é muito emocionante e importante fazer parte desta campanha e poder ajudar as pessoas. A escola não é só lugar para aprender, mas também para ajudar”, destacou Claudete, 36 anos, aluna da V etapa da Escola Municipal Maçom Lino Oroña que participou da entrega da cadeira.

O projeto EJA Solidária, lançado em abril de 2013, consiste no recolhimento de anéis de latas de refrigerantes para serem trocados por cadeiras de roda, que são doadas para pessoas que necessitem. Para conseguir a doação de uma cadeira, é preciso juntar aproximadamente 80 quilos de alumínio, o correspondente a 140 garrafas PETs cheias de anéis de latinhas. O material é enviado a Frato Ferramentas, empresa que desenvolve o projeto social e já distribuiu mais de 800 cadeiras em cinco anos.

“No começo, muita gente não acreditava. Achava que isso era lenda. Mas o que começou como um trabalho entre os alunos, hoje é um projeto que envolve toda a comunidade escolar. Com lacres já arrecadados para a terceira cadeira, agora, começamos a contagem para a quarta. E assim vamos seguindo, unindo forças, realizando sonhos e fazendo a diferença”, comemora a coordenadora da EJA na Rede Municipal, professora Ana Paula Coutinho.
Texto: Marcelo Ferreira 
Fotos: Divulgação EJA
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário