Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Futuros farmacêuticos do UNIFESO Teresópolis em cenários de prática

Estudantes do curso de Farmácia do UNIFESO no Setor de produção de medicamentos do LAQFA
Futuros farmacêuticos do UNIFESO em cenários de prática

Na manhã de 14 de maio, cerca de 40 estudantes do curso de Farmácia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) realizaram uma visita técnica ao Laboratório Químico-Farmacêutico da Aeronáutica (LAQFA). Sob a supervisão do professor Valter Gonçalves, coordenador do curso, os acadêmicos percorreram as áreas de produção de medicamentos, controle de qualidade (microbiológico e físico-químico), embalagem e expedição, purificação de água para uso farmacêutico e o almoxarifado, tendo uma visão da cadeia produtiva da indústria farmacêutica. A visita foi conduzida pela equipe de ensino do LAQFA, da qual faz parte o professor Bruno Barbosa Bezzera, docente nos cursos de Farmácia e Odontologia e primeiro-tenente farmacêutico.

Segundo o professor Valter, “as visitas técnicas propiciam aos estudantes um pouco da vivência prática do farmacêutico nas várias vertentes em que o profissional pode atuar no segmento industrial, estimulando-os a buscar o próprio caminho dentre os diversos campos de atuação do farmacêutico”. Para a estudante Rafaela Martins, do primeiro período, “a visita ao LAQFA foi esclarecedora, empolgante e deu uma visão geral da indústria farmacêutica, oferecendo uma noção do mercado para os futuros farmacêuticos. Tivemos também a oportunidade de observar a dinâmica do profissional farmacêutico que atua na esfera militar”.

O passeio continuou na parte de tarde, quando os estudantes tiveram a oportunidade de visitar a Expo Pharma 2014 no Centro de Convenções SulAmérica. Para a estudante Haylla Gouvea, “a atividade gerou troca de experiências com cada expositor visitado, pois permitiu acesso às empresas, informativos e materiais da área farmacêutica”. Os estudantes tiveram contato com indústrias de medicamentos, cosméticos e alimentos, além de distribuidores e prestadores de serviço para farmácias e drogarias. “O objetivo deste tipo de visita é permitir que os estudantes tenham uma visão ampla dos vários segmentos do mercado farmacêutico como medicamentos, cosméticos, saneantes, alimentos e produtos para a saúde em geral, onde futuramente poderão atuar”, explicou o professor Valter.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário