Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Palestra sobre Educação Ambiental integra a Semana do Meio Ambiente em Teresópolis

Professora Verônica Bonfim ministra palestra sobre Educação Ambiental para alunos do Unifeso
Palestra sobre Educação Ambiental integra a Semana do Meio Ambiente
Evento marca o retorno do projeto Quartas Ambientais

Teresópolis, 5 de junho de 2014 – Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste dia 5 de junho, a Prefeitura realiza a Semana do Meio Ambiente, com palestras, exposições, teatro, plantio mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e caminhada no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. As atividades tiveram início na segunda, 2, e terminam neste sábado, 7, com a Ação Ambiental nos Bairros, em Paineiras.

Representando o secretário municipal de Meio Ambiente, André de Mello, os funcionários da Secretaria Thiago Lima e Anna Carolina Rezende estiveram presentes ao evento, e anunciaram o retorno da Quarta Ambiental. “Este mês, estamos retomando este projeto que visa separar uma quarta-feira do cada mês para realizar palestras diferenciadas sobre o tema meio ambiente”, disse Anna Carolina Rezende.

Nesta quarta-feira, 4, a palestra ‘Educação: a música como ferramenta para o ensino na Educação Ambiental’, ministrada pela professora Verônica Bonfim, apresentou formas pedagógicas de como usar as artes para ensinar e orientar crianças na preservação do meio em que vivem.

“A preocupação com a problemática ambiental é uma questão universal, por isso, devemos apresentar a necessidade de uma educação ambiental. Este tipo de ferramenta voltado para as crianças é mais eficaz, pois é um público mais fácil de lidar e ensinar, pois estão em seu momento de formação de caráter e princípios”, disse a professora Verônica Bonfim.

Voltada para os alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Unifeso, a palestra apresentou aos universitários a Educação Ambiental como uma proposta de repensar o ensino, com atenção especial às questões ambientais. O objetivo é propor mudanças de hábito e de comportamento frente ao desafio do desenvolvimento sustentável.

A Semana do Meio Ambiente teve continuidade nesta quinta-feira, 5, na Casa de Cultura Adolfo Bloch, em Fátima, com teatro e exposição de várias instituições ambientais e empresas que investem em trabalhos de conscientização ambiental.

Nesta sexta, 6, acontece no Circuito Tela Verde, com exibição de filmes ambientais, no Unifeso, campus Vale do Paraíso. E no sábado, 7, haverá Ação Ambiental nos Bairros, onde Paineiras receberá o projeto, que leva informação e atendimento à comunidade. A iniciativa contará com a participação das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Defesa Civil e de Serviços Públicos.

Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário