Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Peça Ópera do Trabalho movimenta a Calçada da Fama em Teresópolis

A peça parou a Calçada da Fama na manhã de sábado
Peça Ópera do Trabalho movimenta a Calçada da Fama

Teresópolis, 25 de junho de 2014 - Na manhã do último sábado, dia 21 de junho, uma movimentação diferente tomou conta da Calçada da Fama, no centro da cidade. A rua de pedestres foi o cenário escolhido para a apresentação do espetáculo Ópera do Trabalho, encenado pelo Grupo Buraco D’Oráculo, de São Paulo.

A apresentação fez parte da oficina ‘A musicalidade do Ator’, que integra a programação das Imersões de Inverno da Aldeia Cultural Casa Viva, cursos promovidos com apoio da Prefeitura, através da secretaria de Cultura.

A peça, um musical épico-narrativo bem humorado, questiona os modos de produção e as condições do universo do trabalho. De maneira cômica e crítica, o espetáculo foi estruturado de forma episódica, buscando a música e os ritmos populares como tônica da dramaturgia, criando situações, diálogos, distanciando ou envolvendo os espectadores.

Para atrair a atenção da plateia, o grupo utilizou os mais diversos recursos, desde ricos figurinos até pernas de pau e instrumentos musicais, como bateria e acordeom, além de interagir com o público em diversos momentos da atuação. E por cerca de uma hora, os 10 atores não apenas despertaram o interesse, como também ficaram cercados por dezenas de pessoas que passavam pela Calçada da Fama.

Para o diretor da Aldeia Cultura Casa Viva, o resultado foi satisfatório. “Trouxemos mais uma vez para as ruas de Teresópolis a proposta de um teatro diferente, que interage com o público e dispensa a estrutura tradicional. E, novamente, o resultado foi positivo. Os atores envolvidos aprovaram, assim como o público. Só temos a comemorar”,
 
O Secretário de Cultura, Arnaldo Almeida, a Subsecretária Cléo Jordão, Licko Turle, agentes culturais e o elenco da peça

“Tivemos uma atração criativa, gratuita, em plena manhã de sábado, garantindo a diversão de quem estava nas ruas. Um espetáculo de qualidade, com jovens atores competentes e que certamente agradou a todos pois a resposta do público foi excelente”, avaliou o secretário de Cultura, Arnaldo Almeida, que acompanhou o espetáculo ao lado da subsecretária, Cléo Jordão.

A encenação integrou a programação do evento Imersões de Inverno, promovido pela Aldeia Cultural Casa Viva, com quatro oficinas culturais destinadas a artistas, realizadas entre os meses de junho e julho em Teresópolis, em parceria com a secretaria de Cultura. Foram programados quatro cursos, abrangendo modalidades diferentes: Performance, Circo, Teatro do Oprimido e Música.

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário