Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Prefeitura de Teresópolis garante atendimento de urgência e emergência em feriados e pontos facultativos

TERESOPOLIS
Prefeitura garante atendimento de urgência e emergência em feriados e pontos facultativos-Postos de saúde funcionarão nesta sexta, dia 20

Teresópolis, 18 de junho de 2014 – Devido ao feriado nacional de Corpus Christi, a Prefeitura e as repartições públicas municipais não funcionarão nesta quinta-feira, 19. O trabalho será retomado na sexta-feira, 20, inclusive as consultas médicas nos postos e unidades de saúde. Entretanto, apesar de ter sido decretado ponto facultativo nas repartições públicas municipais em todos os dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2014, a população tem garantidos os atendimentos médicos de urgência e emergência. A medida é válida nos feriados e também nos fins de semana.

Para esses casos, a rede pública de saúde conta com a UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas) e dois Serviços de Pronto Atendimento: a Unidade de Saúde 24 Horas Dr. Eitel Haje, no bairro de São Pedro, e o SPA de Bonsucesso, no interior do município.

Já nos postos e unidades básicas de saúde, onde são feitas as consultas de ambulatório, ou seja, aquelas de rotina, e que podem ser programadas com antecedência, os atendimentos vêm sendo remarcados para os dias mais próximos, de acordo com a agenda do médico.

Além disso, durante os recessos, os pacientes da rede pública de saúde podem adquirir vários remédios de uso contínuo de graça nas farmácias da cidade cadastradas no programa federal ‘Farmácia Popular do Brasil’.

UPA

Instalada na Rua Tenente Luiz Meirelles, no Bom Retiro, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas) Nathan Garcia Leitão funciona dia e noite, inclusive sábado, domingo e feriados, para atender os casos de urgência e de emergência de baixa e média complexidade. Durante a semana, as escalas de plantões contam com quatro profissionais de clínica médica, dois pediatras e dois ortopedistas. Sábados e domingos, o atendimento é feito por três profissionais de clínica médica, dois pediatras e dois ortopedistas.

Com capacidade para fazer até 300 atendimentos por dia, a Unidade conta com consultórios de pediatria, clínica médica e odontologia, além de laboratório para a realização de exames e salas de raios-X, gesso, sutura, medicação e nebulização. A UPA também tem leitos, onde pacientes em estado grave podem ser estabilizados ou ficar internados por até 48 horas. O serviço funciona em horário integral e está equipado para atender tanto a pequenas e médias emergências quanto a pacientes graves, até que eles sejam removidos, caso haja necessidade, para um dos três hospitais da cidade: São José, Beneficência Portuguesa e Hospital das Clínicas. Existe ainda a “sala vermelha”, com leitos equipamentos para receber e estabilizar pacientes em estado grave até serem removidos para um hospital por ambulância UTI.

SPA

Além da UPA, a rede pública de saúde conta com dois Serviços de Pronto Atendimento. Instalada no complexo localizado no Tiro de Guerra, no bairro de São Pedro, e importante reforço no atendimento de saúde à população, a Unidade de Saúde 24 Horas Dr. Eitel Abdallah Haje disponibiliza, durante o dia, dois profissionais de clínica médica e um pediatra de plantão, para os casos de urgência. À noite, permanece um profissional clínico. Já o SPA de Bonsucesso, na zona rural do município, mantém profissional de clínica médica em plantão 24h, com transferência de pacientes graves em ambulância UTI para os hospitais, quando necessário.

Consultas médicas

Devido aos recessos de feriados e pontos facultativos, as unidades municipais de saúde vêm remarcando as consultas de ambulatório, de acordo com a disponibilidade da agenda do médico. A remarcação é feita conforme a rotina de cada unidade.

No Centro de Saúde Dr. Armando de Sá Couto, na Várzea, por exemplo, uma das maiores da rede pública, a administração fez um roteiro para melhor atender os seus pacientes. Como a unidade ficará fechada na próxima segunda-feira, 23, devido ao ponto facultativo pelo jogo do Brasil pela Copa do Mundo, todas as pessoas com consultas marcadas para o médico Jorge Ferradeira, da especialidade de clínica médica, serão atendidas na terça, dia 24, às 14h. Já os pacientes do cardiologista Pedro Tallis serão atendidos no dia 30, às 14h, visto que o médico dá consultas apenas às segundas-feiras.

Já na sexta, dia 20, o Centro de Saúde da Várzea, terá atendimento ao público em horário normal, com consultas, exames e perícia médica dos usuários do cartão RioCard Especial, voltado para usuários deficientes e doentes crônicos.

Remédios

Apesar de os postos de saúde permanecerem fechados durante pontos facultativos e feriados, os pacientes que utilizam remédios de uso contínuo para hipertensão arterial e diabetes não são prejudicados. Isso porque esses medicamentos são adquiridos de graça nas farmácias da cidade cadastradas no programa federal ‘Farmácia Popular do Brasil’.

Desenvolvido pelo Governo Federal, em parceria com os estados, municípios e entidades do setor privado, o programa tem como objetivo permitir que a população tenha acesso a medicamentos de graça ou a preço de custo. Remédios para hipertensão ou diabetes são gratuitos, e os de colesterol, asma, rinite e osteoporose, entre outros, chegam a ter desconto de até 90%. Para ser atendida, basta a pessoa se dirigir a um estabelecimento parceiro do programa munido de CPF e com a receita assinada pelo médico.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário