Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de junho de 2014

Secretaria de Cultura de Teresópolis - projeto Cultura nos Bairros no Fischer

Nara Zeitune e Jeanette Albuquerque fizeram brincadeiras, recreação e cantaram com as crianças
Fischer vive tarde de festa com Cultura nos Bairros

Teresópolis, 9 de junho de 2014 - Neste domingo, 8 de junho, o Cultura nos Bairros visitou a comunidade do Fischer. Desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o projeto levou à localidade uma série de atrativos, animando a tarde dos moradores e agregando valor à festa junina do bairro, organizada pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da comunidade e realizada na Escola Municipal Heleno de Barros Nunes.

“Levamos à comunidade do Fischer uma tarde de arte, cultura e entretenimento e, com certeza, saímos de lá com a certeza do dever cumprido. Ver a alegria no rosto das crianças é o que nos faz perceber a importância de um projeto como o Cultura nos Bairros. É o que nos motiva”, comentou o secretário de Cultura, Arnaldo Almeida.

Em uma bela tarde de sol, as atividades aconteceram na área externa da escola, onde havia também barracas de comidas típicas, palco e até fogueira para o Arraial da Copa. O artista Ivo Bernardo deu início aos trabalhos com uma oficina de malabares, utilizando o bastão chinês. Mas, este foi só o começo.

As agentes culturais Nara Zeitune, Andréa Sant’Anna e Jeanette Albuquerque divertiram a criançada com muitas atrações. Apresentando músicas do cancioneiro popular infantil, as artistas promoveram oficina de desenho, brincadeiras, como Rabo no Burro, pintaram as crianças e ainda alegraram os pequenos com a história Leão Cantor.
A pintura no rosto é sucesso entre as crianças As pequenas Giovana Claro e Kemily da Silva
Ivo Bernardo durante a exibição de malabares
Ivo Bernardo, como o palhaço Fiapo, divertiu a garotadaJeanette Albuquerque, Nara Zeitune e Andréa Sant'Anna contando a história do Leão Cantor
Logo depois, Ivo Bernardo voltou a ser o centro das atenções, com uma ampla apresentação circense. Na pele do palhaço ‘Fiapo’, ele divertiu a todos e arrancou muitas risadas com suas palhaçadas e números circenses. Destaque para a exibição de malabarismo com cones e as atividades com pernas de pau, que tiveram ainda a participação da comunidade.

Outro destaque da tarde foi a apresentação do grupo de dança de rua Crazy Friends Company. Com 11 componentes, o grupo apresentou um mix de coreografias arrojadas, encantando a todos. “Adorei participar do Cultura nos Bairros. Uma ótima oportunidade para apresentarmos nosso trabalho”, disse Giovane Dias, líder do grupo, que surgiu há cerca de um ano e meio, a partir das aulas na organização não-governamental Lar Tia Anastácia.

A edição do Cultura nos Bairros teve ainda a participação de Fernando Mello, Ayrton Rebello e Andréa Sant’Anna que, com a participação do secretário de Cultura, Arnaldo Almeida, apresentaram clássicos do forró, como ‘Asa Branca’, ‘Luiz respeita Januário’ e ‘O último pau-de-arara’, entre outras.

Quem esteve presente gostou. Com apenas seis anos, Kemily da Silva se divertiu. “Eu gostei muito da dança de rua”, disse, ao lado de Giovana Claro, que preferiu as pinturas. “Tem uma borboleta desenhada no meu rosto. Está linda. Adorei”, contou a menina. Julia da Conceição, que montou uma barraquinha pra comercializar quitutes, também aprovou. “Foi muito boa a participação do Cultura nos Bairros. Ótimas apresentações. A equipe está de parabéns”, comentou.

Coordenadora do CRAS do Fischer, Mariza Souza, elogiou a visita do projeto. “Há quatro anos produzimos a festa junina, não só para divertir, mas também para incentivar as famílias atendidas por nós. E a vinda do Cultura nos Bairros somou muito ao evento. Foi maravilhoso. Nosso bairro precisa de atividades como esta, que fortaleçam o vínculo afetivo entre as famílias, e a Secretaria de Cultura nos proporcionou isso. Só temos a agradecer”, destacou Mariza, lembrando que as barraquinhas de petiscos foram comercializadas pelas famílias do próprio bairro, com o objetivo de gerar um aumento de renda.

Atualmente, o CRAS do Fischer atende cinco mil famílias de forma referenciada, dos bairros Quinta Lebrão, Fonte Santa, Prata e Fischer, além de acompanhar diretamente 278 famílias.

Lançado em 2009, o projeto Cultura nos Bairros tem como objetivo levar atrações artísticas e culturais às comunidades, sempre nas tardes de domingo, identificando os artistas populares que estão espalhados pela cidade e promovendo um mapeamento cultural do município. Mais de 50 comunidades já foram visitadas pelo projeto.
A dança de rua despertou a atenção da comunidadeO forró esteve presente com Ayrton Rebello, Arnaldo Almeida e Fernando Mello
O CF Company fez sucesso com a dança de rua

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário