Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Prefeitura de Teresópolis faz coleta diferenciada de material inservível

A pedido de moradores, Prefeitura substitui caçamba de lixo por doze latões de 200 litros, cada
Prefeitura de Teresópolis faz coleta diferenciada de material inservível
Retirada de entulho, moveis velhos e eletrodomésticos deve ser agendada na Secretaria de Serviços Públicos

Teresópolis, 22 de julho de 2014 – Além da coleta domiciliar feita diariamente, a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Serviços Públicos, realiza semanalmente o recolhimento de materiais inservíveis, como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metal, entulho de construção e outros. O trabalho diferenciado é oferecido gratuitamente pelo município através de agendamento feito na secretaria, com o setor de Divisão de Limpeza Urbana.

O objetivo é impedir que esse material seja abandonado em vias públicas ou terrenos baldios, causando transtorno à população. Segundo o coordenador da ação, Renê Magalhães, o serviço foi implantado devido ao descarte irregular e desordenado desse material. “O foco dessa ação é retirar o lixo que fica em volta das caçambas; detritos jogados em cantos de rua; eletrodomésticos; e móveis velhos, além de material de roçada e capina que as pessoas abandonam. Além da limpeza, o serviço contribui para a melhoria da qualidade de vida na cidade”, comentou Renê.

De acordo com o setor, os funcionários não entram nas residências nem nas dependências dos condomínios. Para serem atendidos, é importante que os moradores façam o agendamento e mantenham os objetos a serem recolhidos devidamente ensacados e nas calçadas.
Moradores do Jardim Meudon aprovam solução da Prefeitura para o problema do lixo da Rua Oliveira Nunes- Prefeitura faz coleta diferenciada e recolhe entulho de obras, lixo de jardim e móveis velhos
O trabalho é realizado de segunda-feira a sábado em toda a cidade por uma equipe exclusiva, que utiliza dois caminhões e uma retroescavadeira, e inclui também a limpeza do entorno das caçambas de lixo instaladas nos bairros pela Prefeitura. O agendamento da coleta diferenciada pode ser feito de segunda a sexta, das 12h às 18h, pelo telefone (21) 3643-2756.

Uma das beneficiadas pelo serviço foi a dona de casa Ione Medeiros, moradora do bairro São Pedro. “Para mim, este serviço prestado pela Prefeitura foi uma grande solução, além da economia, porque eu teria que pagar para levaram todo esse entulho e terra daqui”, comentou a moradora.

Mais serviços

A pedido dos moradores da Rua Oliveira Nunes, no Jardim Meudon, outro serviço realizado nesta semana pela equipe da Divisão de Limpeza Urbana foi a substituição de uma caçamba de lixo por doze latões de 200 litros, cada. A quantidade equivale ao tamanho da caçamba. A troca permitirá uma coleta mais frequente, uma vez que os detritos só eram recolhidos quando a lixeira estava cheia. Já com os latões, o caminhão compactador fará a coleta três vezes na semana, como já acontece em outros lugares.

“Há muito tempo eu, pessoalmente, vinha pedindo a Prefeitura que retirasse esta caçamba daqui, porque acumulava muito lixo. Gente que nem é do bairro vinha aqui para depositar seu lixo. Como nossa rua é estreita para a passagem do caminhão compactador, a solução arranjada pela Prefeitura me parece boa. Agora é só esperar pra ver o resultado”, comentou a moradora Andrea Maria da Silva Lima.

Texto – Gisele Barreto
Fotos – Marcelo Rosa e Vanusa Lima
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Um comentário: