Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Servidores municipais de Teresópolis participam de palestra sobre assédio moral

Secretário de Orçamento Participativo Antonio Carlos Moura abre o encontro entre os palestrantes Paulo Furtado e Maristela Gonçalves
Servidores municipais participam de palestra sobre assédio moral

Teresópolis, 14 de julho de 2014 - Realizada na tarde da última sexta-feira, dia 11, pela Prefeitura, mais uma palestra de conscientização sobre assédio moral, destinada aos servidores municipais. O tema 'Assédio moral no ambiente de trabalho e outras formas de discriminação' foi desenvolvido pela psicóloga clínica e organizacional Maristela Gonçalves e pelo consultor de estrutura organizacional Paulo Furtado. Desde 2013 o assunto vem sendo levado gradativamente, a título de esclarecimento, aos funcionários públicos das repartições municipais.

O encontro foi aberto pelo secretário municipal Antonio Carlos Moura de Oliveira, de Orçamento Participativo e Relações Comunitárias, e reuniu funcionários públicos das secretarias de Administração, Ciência e Tecnologia, Controle Interno, Direitos da Mulher, Esportes, Governo, Saúde, Segurança Pública, Trabalho e de Turismo, e também da Ouvidoria Geral.

“Essa palestra, que segue orientação do Ministério Público do Trabalho, tem o objetivo de esclarecer os presentes sobre os seus direitos. Acabou o tempo da troca de favores para que o funcionário mantenha o seu emprego. Os direitos de todos devem ser respeitados, tanto dos chefes quanto dos subordinados”, resumiu Moura.

Após definir assédio moral, que é a exposição do trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas, durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, os palestrantes apontaram as condutas mais comuns que caracterizam a situação. Eles também falaram sobre o perfil da vítima e do assediador, as consequências para a empresa, as perdas para as pessoas assediadas e orientaram sobre como agir e a quem recorrer para buscar ajuda.
Palestrante Maristela Gonçalves fala sobre o perfil da vítima e do assediador, relatando as perdas para a pessoa assediada e o empregador
“A reflexão sobre esse tema no Brasil está crescendo e ganhando legislação própria, inclusive no serviço público”, pontuou o consultor Paulo Furtado. “Os trabalhadores têm direitos e não só deveres a serem cumpridos. A palestra é para que vocês tenham mais conhecimento sobre esse problema grave”, destacou a psicóloga Maristela Gonçalves.

O secretário de Administração, José Carlos Cunha, encerrou a palestra. “Nesse período em que estou à frente da pasta não recebemos nenhuma denúncia a esse respeito. Agradeço a presença de todos e garanto que meu gabinete está de portas abertas para tratar desse assunto”, concluiu.

No final do encontro foi anunciado que a Secretaria Municipal de Administração vai distribuir nos setores a cartilha 'Assédio moral no local de trabalho'. Editada pelo Núcleo de Combate à Discriminação e Promoção da Igualdade de Oportunidades (Nucodis), da Delegacia Regional do Trabalho de Santa Catarina, a cartilha traz esclarecimentos sobre o problema e estimula as denúncias, no intuito de colaborar na busca de alternativas para a solução dos conflitos criados no ambiente de trabalho.
 Palestrante Paulo Furtado diz que o assédio moral tem legislação própria e orienta os servidores sobre como agir

Fotos – crédito Marco Esteves
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário