Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Ação promove saúde e cidadania em praça pública, no Alto em Teresópolis

 Evento “Em dia com a saúde” movimenta a Praça Nilo Peçanha, no Alto
Ação promove saúde e cidadania em praça pública, no Alto
Equipes dos PSFs da Granja Guarani, Araras e Beira Linha e estudantes do Unifeso atendem a população

Teresópolis, 22 de agosto de 2014 – Com o tema “Saúde e Cidadania”, o evento “Em dia com a Saúde” foi realizado com sucesso nesta sexta, dia 22, na Praça Nilo Peçanha, no bairro do Alto. Aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação, orientação sobre escovação e saúde bucal, aplicação de flúor e vacinação de cães e gatos contra a raiva animal foram alguns dos serviços gratuitos oferecidos à população.

A iniciativa partiu das equipes da Estratégia Saúde da Família dos Postos de Saúde (PSFs) da Beira Linha, Araras e Granja Guarani, administrados pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO) em cogestão com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em comemoração ao Dia Nacional da Saúde, celebrado em agosto. A ação de promoção da saúde e cidadania contou também com a participação dos alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Medicina Veterinária e de Direito do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso).

“Foi uma iniciativa das equipes, que uniram esforços com os alunos para oferecer ações que, de fato, coloquem a saúde das pessoas mais em dia”, pontuou Vera Pacheco, responsável pela cogestão dos PSFs pela FESO. “Oferecemos à população a oportunidade de atendimento básico, além de informação e prestação de serviços voltados à família”, comentou Ariadne Monique dos Santos, enfermeira do PSF da Granja Guarani. “O paciente acompanhado é encaminhado para o cuidado continuado na unidade de saúde”, completou Janine Henriques, enfermeira do PSF de Araras.
População prestigia atendimento no evento “Em dia com a saúde” Teste de glicemia, serviço gratuito oferecido na ação de saúde e cidadania
Armindo Coelho, presidente de Associação de Moradores da Granja Guarani: “A população só tem a ganhar”
As enfermeiras Ariadne dos Santos e Janine Henriques, dos PSFs da Granja Guarani e Araras, e Vera Pacheco, responsável pela cogestão dos PSFs pela FESO: promoção da saúde em praça pública
O público contou ainda com a confecção do cartão SUS, ou Sistema Cartão Nacional de Saúde, criado pelo Governo Federal para controlar e facilitar todos os procedimentos médicos vinculados ao Sistema Único de Saúde. Novidade da ação foi o serviço de assistência farmacêutica, com orientação para os pacientes crônicos que usam remédios de uso contínuo sobre interação de medicamentos, atenção com a alteração de cor, prazo de validade e os cuidados para o efeito adequado dos remédios.
 Medição de pressão arterial: controle e prevenção de graça em praça pública
Presidente da Associação de Moradores da Granja Guarani, Armindo Coelho aprovou a ação. “A população só tem a ganhar, principalmente com esclarecimentos. É uma das melhores ações de saúde que Teresópolis pode fazer no momento”, destacou.

Moradora do Alto, Maíra Helena Sá da Silva levou o filho João Pedro, de 2 anos, para aprender a escovar os dentes, atividade de higiene bucal oferecida pelos estudantes do curso de Odontologia do Unifeso. “Muito bom para ensinar a escovação correta dos dentes desde pequeno”.
Alunos da Escola Municipal Ginda Bloch acompanham orientação sobre saúde bucal
Estudante do curso de Odontologia ensina a técnica de escovação dos dentesEstudantes do curso de Veterinária do Unifeso avaliam um cão antes da vacinação contra a raiva animal
Maíra Sá da Silva com o filho João Pedro e a estudante de Odontologia Jeniffer Lins: prevenção da cárie desde cedo
Fotos – crédito Jeferson Hermida
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário