Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Música de raiz agrada público na Feirinha de Teresópolis

 (da esquerda para a direita) Coordenador da Feira, Márcio do Valle Costa, secretário de Turismo, Ronaldo Fialho, e o presidente da Alfa, Edezio Pacheco
Música de raiz agrada público na Feirinha de Teresópolis

Teresópolis, 25 de agosto de 2014 - Congada de Minas, baião de princesa, ciranda e canções autorais do grupo Encantos e Batuques envolveram o clima da Feirinha de Teresópolis, no Alto, no último domingo, 24. O som tipicamente do folclore brasileiro, desde a Amazônia até o sul do Brasil, agradou o público que visitava o espaço. O projeto M​ú​sica na Feirinha é uma parceria da Prefeitura, através da secretaria de Turismo, com o Sesc Teresópolis para dar mais oportunidades aos artistas locais de mostrarem seus talentos.

Formado desde 2009, o grupo reúne vários artistas amigos que resolveram tocar juntos ritmos de raiz da cultura brasileira. A ideia deu certo. Integrantes da banda, os secretários de Turismo, Ronaldo Fialho, e de Cultura, Arnaldo Almeida, participaram da apresentação. “Sou um artista e apaixonado pela nossa cultura. Precisamos levar a arte onde o povo está e aqui é um lugar perfeito porque o público já está presente. Nossa intenção foi introduzir o lúdico ao ambiente da feira”, comentou Arnaldo.

Para Fialho, secretário de Turismo, o projeto é tão importante para os artistas quanto para a cultura, além, é claro, de proporcionar bons momentos ao ar livre e de graça para a população. “Comerciantes, público, artistas e feirantes, todos ganham de uma forma geral. Isso é mais um atrativo para a feirinha e eu fico feliz em ver as pessoas participando e aplaudindo a arte. Como secretário de Turismo também fico orgulhoso em poder contribuir com o resgate de nossas raízes musicais”, disse.

Passeando em Teresópolis, o casal Rubens e Irene Goldberg aproveitou o dia de sol para visitar a Feira. “Sou apaixonada pelo artesanato local e toda vez que estamos na cidade venho aqui. Hoje tivemos o privilégio de presenciar este espetáculo. Estou encantada porque amo a música de raiz e admiro o folclore brasileiro”, declarou Irene, que é de nacionalidade argentina.

Quem também parou para ouvir os sons de origem africana e indígena foi um grupo de motociclistas de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. “Muito bacana! A maioria dos jovens de hoje não conhece essas músicas, nem tem a oportunidade de ouvir, por isso, achei muito legal e paramos todos para aproveitar a chance”, falou Flaviomar Simões.
Formado desde 2009, o grupo Encantos e Batuques reúne vários artistas amigos que resolveram tocar juntos ritmos de raiz da cultura brasileira
 Show de músicas folclóricas na FeirinhaO casal Rubens e Irene Goldberg aproveitou o dia de sol para visitar a Feira e curtir a boa música
 Show de músicas folclóricas na Feirinha
Para o presidente da Alfa (Associação Livre da Feirinha do Alto), Edezio Pacheco, mais conhecido com Deco, a iniciativa ajuda a alavancar o movimento da feirinha, atraindo mais visitantes. “A música deixa o lugar mais agradável e isso atrai mais gente para cá, tanto para comprar quanto para comer e beber”.

No próximo domingo, 31, quem se apresenta é Fernando Mello, com o espetáculo 'Seu Quixote e Chico Pança’, oferecendo ao público um legítimo forró. As apresentações acontecem sempre aos domingos, a partir das 13h.

Novas reuniões entre a secretaria de Turismo e o Sesc já estão programadas para o mês de setembro com objetivo de ampliar a parceria e realizar mais uma temporada de eventos na Feirinha de Teresópolis.
Grupo de motociclistas de Nova Iguaçu ouve os sons de origem africana e indígena

Texto – Gisele Barreto
Fotos – Vanusa Lima
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário