Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Prefeitura de Teresópolis estimula bem-estar com Dança Sênior no Pedrão

Baseada em músicas folclóricas de diversos povos, a Dança Sênior pode ser lenta ou rápida, sentada ou em pé
Prefeitura estimula bem-estar com Dança Sênior no Pedrão
Atividade promove melhora respiratória, muscular e motora

Teresópolis, 21 de agosto de 2014 - Com o objetivo de aprimorar o atendimento à população, a Prefeitura de Teresópolis, por meio das secretarias dos Direitos da Mulher e de Esportes e Lazer, oferece gratuitamente mais uma atividade voltada ao conforto e bem-estar do cidadão. Baseada em músicas folclóricas, a Dança Sênior vem sendo ministrada nas dependências do Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão, pelos professores Jackson Lobato Barbosa e Oridinéia Francisca Fernandes.

Contando com mais de 50 alunos, as aulas acontecem todas as quartas e quintas-feiras pela manhã. Os exercícios estimulam a mobilidade das articulações, movimentos dos músculos, coordenação motora, segurança no domínio do corpo, lateralidade, e facilitam a capacidade respiratória e circulatória, além de aumentar a socialização.

Implantado pelo governo municipal através Secretaria de Esportes, o projeto chamou a atenção da primeira-dama e também secretária dos Direitos da Mulher, Alessandra Rosa, que buscou a parceria para a inclusão das mulheres assistidas pelos programas da pasta. “Como nossos projetos são direcionados a socialização, integração e a autoestima da mulher, achamos por bem integrar esse projeto a nossa secretaria, para que as mulheres assistidas dentro dos programas oferecidos pela pasta pudessem ser beneficiadas também com esse trabalho”, declarou Alessandra Rosa.

Iniciando no grupo, Vanda Libertina buscou na atividade uma ocupação. “Para mim, está sendo uma terapia, como não trabalho mais, procuro ocupar meu tempo com coisas que fazem bem a mente e ao corpo. Não podemos evitar o envelhecimento, mas podemos exercer influência sobre como envelhecemos”, contou Vanda, que pratica a dança há quatro meses.

Com mais de 80 anos e participando desde o início do programa, dona Efigênia Coelho não perde uma aula. “Estou desde o primeiro dia e esse convívio mudou a minha vida. Se estou triste, saio daqui sorrindo, se estou com dores, venho para cá e logo me esqueço da dor. É um santo remédio! E esta é a melhor opção para fugir da depressão”, disse.
Prefeitura de Teresópolis estimula bem-estar com Dança Sênior no Pedrão

DANÇA SÊNIOR

Criada na Alemanha em 1974 e baseada em músicas folclóricas de diversos povos, a Dança Sênior pode ser lenta ou rápida, sentada ou em pé. Própria para pessoas da terceira idade, porém também aplicável e de grande importância para os mais jovens e/ou portadores de limitações físicas. Praticada em círculos, as músicas são alegres e animadas, com melodias que lembram cantigas de infância, resgatando a memória musical. Produz efeitos preventivos e terapêuticos como melhora da força muscular, diminuição da rigidez articular e o ganho de movimentos coordenados, além da melhora do equilíbrio, postura e marcha.
Ao lado do professor Jackson Lobato, Vanda Libertina presta atenção na explicação sobre movimentos
  Com mais de 80 anos e participando desde o inicio do programa, dona Efigênia Coelho não perde uma aula
Texto- Gisele Barreto
Fotos – Vanusa Lima
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário