Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Professores da Rede Municipal de Teresópolis participam de formação “Tim faz Ciência”

 Professores dos 4º e 5º anos de ensino fundamental da rede municipal de ensino participam do programa TIM faz Ciência
Professores da Rede Municipal participam de formação “Tim faz Ciência”

Teresópolis, 13 de agosto de 2014 – Nesta terça-feira, 13, professores dos 4º e 5º anos de ensino fundamental da rede municipal de ensino participaram do programa TIM faz Ciência. Trata-se de iniciativa do Instituto TIM, elaborada a partir da afirmação de um dos pensadores mais importantes do século XX, Neil Postman, que dedicou sua vida a pensar a educação moderna, a escola, a sociedade, a tecnologia. Na formação realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME), em Agriões, as professoras receberam um kit com bolsa, DVD e sete cadernos do professor.

“A Secretaria de Educação de Teresópolis está sempre aberta a parcerias que possam render bons resultados. O programa TIM faz Ciência explora operações intelectuais necessárias à construção do conhecimento científico, e esse material vai ser muito útil para nossos professores e alunos”, avaliou o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

Além dos cadernos dos professores, o caderno do estudante está dividido em sete percursos, cada um referente a uma das operações intelectuais (Observar, Verificar, Classificar, Questionar, Definir, Aplicar e Generalizar). Contém orientações para as atividades a serem realizadas, assim como as histórias de cada percurso: A história de Zé, Doroteia e as árvores; O estranho caso do rocambole de cinco voltas; A garça e o rinoceronte; Até o rei!; Ana, as palavras e seu avô; O reino de Vishlostosk; A história de Gema.

“Recebemos 120 kits do programa TIM faz Ciência que contam, inclusive, com cadernos para os alunos. Ou seja, os professores que estão participando desta formação inicial vão aplicar o programa em sala de aula até o fim do semestre. Para nós é muito interessante esse foco na disciplina de Ciências, que muitas vezes perde ênfase em detrimento às disciplinas de língua portuguesa e matemática”, explicou a coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais da SME, Edma Correa Fernandes.

Os professores que participaram da formação se inscreveram previamente no programa, que conta com aulas, histórias, textos e atividades nos cadernos e DVD distribuídos gratuitamente, e material pronto para download no site. Além disso, o programa disponibiliza uma Central de Relacionamento que responde as dúvidas por telefone, e-mail ou pelo correio.
A coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais da SME, Edma Correa Fernandes, mostra os kits entregues aos professores
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário