Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Teresópolis participa do Seminário Cultura no Interior Fluminense

Teresopolis
Teresópolis participa do Seminário Cultura no Interior Fluminense

Teresópolis, 6 de agosto de 2014 - Uma delegação de Teresópolis esteve em Cachoeiras de Macacu dia, 28 de julho, para participar do Seminário Regional Cultura no Interior Fluminense. O encontro, iniciativa do Fórum de Gestores Públicos de Cultura da Região Serrana, foi realizado no Cine Teatro Paschoal Guida e teve como objetivo auxiliar os municípios da região a organizar seu CPF da Cultura (Conselho, Plano e Fundo), através da colaboração e consultoria solidária das cidades vizinhas.

O encontro contou com a participação de cerca de 80 pessoas, entre gestores públicos e agentes culturais representantes de 21 municípios, incluindo alguns de fora da Região Serrana: Petrópolis, Rio Bonito, Cantagalo, Cachoeiras de Macacu, Itaboraí, Cordeiro, Trajano de Morais, Teresópolis, Nova Friburgo, Guapimirim, Tanguá, Sumidouro, Rio de Janeiro, São José do Vale do Rio Preto, Santa Maria Madalena, Macuco, São Sebastião do Alto, Carmo, São Gonçalo, Bom Jardim e Macaé.

A delegação de Teresópolis, formada pelo secretário de Cultura, Arnaldo Almeida, a subsecretária, Cléo Jordão, e a coordenadora de projetos, Nara Zeitune, teve participação efetiva no evento, incluindo uma palestra ministrada pelo secretário Arnaldo Almeida, a respeito do Plano Municipal de Cultura.

Além desta, outras três palestras foram realizadas ao longo do evento: Sistema Municipal de Cultura, tema abordado por Cristina Sacchetto, de Friburgo; Conselho de Políticas Culturais, com Wellington Lyra, de Cachoeiras de Macacu; e Fundo Municipal de Cultura, com Leonardo Cerqueira, de Petrópolis.

À tarde, os participantes foram divididos em grupos de trabalho sobre cada etapa do CPF, onde puderam ter seus casos individualmente avaliados e orientados, com esclarecimento de dúvidas.

Ainda durante o encontro, foi realizado também um debate acerca da Lei do Sistema Estadual de Cultura, onde gestores e agentes culturais da sociedade civil puderam avaliar o quanto e de que forma o interior fluminense está sendo contemplado na proposta atual da Lei. Ao fim da reunião, uma comissão foi criada para elaborar uma carta documento apresentando propostas de mudanças na lei, antes de sua finalização.

“Foi um encontro extremamente positivo e que acabou indo muito além do que imaginávamos, despertando o interesse até mesmo de outras regiões do Estado do Rio. Avançamos em questões importantes e auxiliamos os municípios em dificuldade, que poderão agora concluir seu CPF com mais facilidade, fortalecendo assim ainda mais a nossa cultura”, concluiu o secretário de Cultura, Arnaldo Almeida, a respeito do evento.

Texto: Geórgia Jahara
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário