Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

9º Cultura de Raiz e Música na Matriz agitam Teresópolis no Dia da Independência

Na entrada da Casa de Cultura, o banner anuncia a programação
9º Cultura de Raiz e Música na Matriz agitam Teresópolis no Dia da Independência

Teresópolis, 09 de setembro de 2014 - No último domingo, 7, foi Dia da Independência do Brasil. Em Teresópolis, além do desfile cívico-militar, outros dois eventos promovidos pela Prefeitura movimentaram a cidade. Pela manhã, a Casa de Cultura Adolpho Bloch sediou a 9ª edição do Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2014. E, à tarde, foi a vez do projeto Música na Matriz, que encantou o público mais uma vez na Matriz de Santa Teresa.

“Foi um domingo bastante agitado, com opções para todos os gostos e casa cheia em todos os eventos; um sinal claro do quanto o teresopolitano, e também o turista, apreciam a boa música, desde a de raiz até a clássica. Para nós, da Secretaria de Cultura, o sucesso de público nos dois eventos só nos motiva a trabalhar mais, oferecendo opções de entretenimento e cultura”, comemora o secretário de Cultura, Arnaldo Almeida, lembrando que, em virtude das eleições 2014, a próxima edição do Cultura de Raiz será realizada no dia 12 de outubro.

Promovido pela Secretaria de Cultura, o 9º Encontro de Cultura de Raiz seguiu seu formato original e reuniu dezenas de artistas e expectadores no teatro da Casa de Cultura, tendo como tema a Primavera. O engenheiro agrônomo Beto Selig esteve à frente do evento, que teve seu tradicional lanche à moda caipira, com café, bolos, biscoitos, aipim cozido e batata doce.

Entre as quase 30 apresentações, destaque para Xando Pernambuco, que cantou ‘Coco de Terreiro’ ao lado de PC de SI, Fernando Mello, Andréa Sant’Anna, Bruno Valardan e Tico Maranhão. Moacir Rosa fez sucesso com ‘Luar do Sertão’, enquanto Edson Rosa tocou ao lado de Mario do Violão e Jorge Viajante, apresentando a clássica ‘Fuscão Preto’.

Ao lado de Zé Luiz, Lomir do Pandeiro, Fernando Mello e Moacir Rosa, Elida Alves agitou com o forró nordestino. Denise Gaspar agitou com ‘Que pescar que nada’ e Moacir Monteiro agradou com ‘Carreteiro’, entre outros artistas. Abordando o tema, Ivanil Rezende cantou ‘Natureza’ e Aline Arturo encerrou o programa, ao lado de Fernando Mello, emocionando a todos com Primavera, de Tim Maia.

Além do agito no teatro da Casa de Cultura, a sala de dança também ficou bastante movimentada com os estandes de artesanato. Participaram: Maria Christina Barbosa (artesanato em tecido / sucata), Iara Hesse (trabalhos em pintura), Luiza Coelho (bolsas e cestas em tecido), Maria das Graças Chaves (artigos em tecido / almofadas), Michele Carvalho (sabonetes / bijuterias), Monica Leite (doces), Monica Malheiros (panos de prato), Fabiano Mendes da Silva (vasos / flores / abajures), e Bernadete Cupello (artesanato produzido pela Oficina do Eja da Escola Lino Oroña).
A entrada e a saída do grupo, diferenciadas, pelo meio da matriz, despertaram a atençãoAline Arturo e Fernando Mello encerraram o programa
Amado Rodrigues, com Zé Luiz, Lomir do Pandeiro e Tião do TriânguloAo lado de Zé Luiz, Edson e Moacir Rosa, Elida Alves mostrou o forró nordestino
Coral Feminino dos Arautos do EvangelhoCristiane Marques acompanhou o coral no teclado
Crésio da Vila, com Arnaldo Almeida, Daniel Vieira, Julicão, Tião do Triângulo e DeusecílioDezenas de pessoas prestigiaram a apresentação
Excursão leva Escola de Turismo do Rio ao Cultura de Raiz

Um dos pontos altos da 9ª edição foi a visita de 44 cariocas, alunos do curso de Gestão em Turismo e Hospitalidade, do Cieth – Centro Integrado em Estudo de Turismo e Hotelaria, do Rio de Janeiro. Acompanhado pelo professor Fabio Torres, o grupo veio a Teresópolis para uma visita técnica e o Cultura de Raiz foi um dos locais escolhidos para integrar o roteiro da viagem. “Foram realizadas pesquisas antes de definirmos o roteiro. E achei importante incluir o Cultura de Raiz por tudo que ele representa: resgate da cultura, turismo e ainda o desenvolvimento sustentável. É um ótimo produto turístico”, comentou o professor.

Música na Matriz

Além do Cultura de Raiz, também no domingo, 7 de setembro, foi realizada mais uma edição do projeto Música na Matriz, desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura. Desta vez, o projeto apresentou ao público na Matriz de Santa Teresa, no Centro, o setor feminino do Coral dos Arautos do Evangelho, de Nova Friburgo. Em sua segunda passagem por Teresópolis, o grupo novamente encantou a plateia, com sua entrada diferenciada e imponente, pelo centro da matriz.

Composto por jovens estudantes do setor feminino da Escola Arautos do Evangelho e noviças, o grupo se apresentou sob a regência e acompanhamento de Cristiane Marques e emocionou com peças sacras em homenagem a Virgem Maria, a São José, e ainda canções populares alemães e árias de óperas conhecidas. Em algumas peças, o concerto teve acompanhamento de teclado, flauta doce e tambor.

Participantes do Cultura de Raiz

Participaram da 9ª edição do Cultura de Raiz – temporada 2014 os seguintes artistas: Beto Selig, Maria Eduarda, Felipe Rodrigues, Chitãozinho, Paulo Medeiros, Adão Curió da Viola, Roberto Müller, Amado Rodrigues, Zé Luiz, Tião do Triângulo, Lomir do Pandeiro, Ivanil Rezende, Julicão, Moacir Rosa, PC de SI, Fernando Mello, Andréa Sant’Anna, Xando Pernambuco, Bruno Valardan, Tico Maranhão, Elida Alves, Edson Rosa, Vera Borcard, Zé Rodrigues, Crésio da Vila, Daniel Vieira, Deusecílio, Jorge Viajante, Mario do Violão, Heraldo Sanfoneiro, Zé Futrica, Denise Gaspar, Moacir Monteiro, Aline Arturo e Arnaldo Almeida.
Moacir Rosa fez sucesso com Luar do SertãoO cantor e repentista Zé Rodrigues
Paulo Medeiros e Adão Curió da ViolaPaulo Medeiros, Chitãozinho e Felipe Rodrigues
PC de SI, com Bruno Valardan, Xando Pernambuco, Tico Maranhão e Fernando MelloPela segunda vez em Teresópolis, o grupo encantou a plateia
Zé Futrica, com Vem Morena

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Romildo Pires
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário