Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Dragagem do INEA prossegue entre Bom Retiro-Jacarandá e Beira Linha-Ilha do Caxangá em Teresópolis

Secretário de Meio Ambiente, André de Mello: pessoal do INEA limpa o rio e equipe da Prefeitura recompõe a mata ciliar
Meio Ambiente cerca trecho de rio para proteger área reflorestada
Dragagem do INEA prossegue entre Bom Retiro-Jacarandá e Beira Linha-Ilha do Caxangá

Teresópolis, 12 de setembro de 2014 – A Secretaria de Meio Ambiente está instalando uma cerca de mourões de eucalipto em um trecho do Rio Meudon, em frente à UPA – Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas, no Bom Retiro. O objetivo é evitar que os veículos que são estacionados no local danifiquem as mudas nativas plantadas na faixa marginal de proteção do curso d’água, para recomposição da mata ciliar. Desde o início do ano aquela área recebeu em torno de 400 mudas nas ações de reflorestamento realizadas pela Prefeitura.

“A cerca é provisória e vai permanecer no local até que as plantas cresçam o suficiente para cumprir a sua função de mata ciliar”, explicou o secretário André de Mello, que acompanhou a instalação da cerca. “Além disso, também estamos garantindo a proteção dos motoristas, principalmente dos que não conhecem esta área, pois muitos estacionam os seus carros tão perto da margem que correm o risco de cair no rio”.

O trecho do Rio Meudon em frente à UPA foi o primeiro a ser atendido pelo ‘Limpa Rio’, programa do Governo do Estado de desassoreamento e limpeza de corpos hídricos. A proposta é aumentar a capacidade de vazão da água na temporada de chuva, evitando transbordamento e diminuindo a probabilidade de cheias.

A cargo do INEA – Instituto Estadual do Ambiente, órgão da Secretaria de Estado do Ambiente, atualmente uma equipe do programa faz a limpeza do rio na altura do número 1.400 da Rua Tenente Luiz Meirelles, no Bom Retiro, seguindo na direção da reserva florestal Jacarandá, no Meudon. Outra frente de trabalho do órgão estadual deu início ao desassoreamento do Rio Paquequer, na altura da Beira Linha, de onde seguirá até a comunidade da Ilha do Caxangá, no Alto. 

“É um trabalho conjunto. O pessoal do INEA faz a limpeza dos rios e a nossa equipe segue logo atrás, com o plantio de mudas nas faixas marginais para recompor a mata ciliar”, concluiu o secretário André de Mello. 
Equipe do Meio Ambiente coloca os mourões de eucalipto para instalação da cerca
Trecho do Rio Meudon em frente à UPA já recebeu 400 mudas para recompor a mata ciliar
Fotos – crédito para Jeferson Hermida
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário