Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de setembro de 2014

EJA Teresópolis realiza Maratona de Língua Portuguesa

EJA Teresópolis realiza Maratona de Língua Portuguesa
EJA realiza Maratona de Língua Portuguesa

Teresópolis, 30 de setembro de 2014 - Com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura, através do aprimoramento na interpretação de textos, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), da rede municipal de ensino, realizou a Maratona de Língua Portuguesa envolvendo alunos de quatro escolas municipais, polos da EJA, e estudantes da 1ª a 9ª etapa. Com uma boa participação dos alunos, a meta de proporcionar aos educandos atividades lúdicas e culturais numa perspectiva social, intelectual e cognitiva foi plenamente alcançada, segundo os organizadores.

“Uma escola viva é uma escola plena de atividades, que estimula e incentiva seus alunos a participarem de diversas maneiras, em diversas ocasiões. Nossa equipe da Educação de Jovens e Adultos está mais uma vez de parabéns pelo trabalho realizado e pelos objetivos alcançados”, parabeniza o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

As equipes de Português e do 1º segmento começaram a estruturar a Maratona de Língua Portuguesa da EJA logo no início do semestre. Após vários encontros e reflexões, as avaliações foram estruturadas com o tema “Eleições” e apresentaram grande diversidade de gêneros textuais: charges, cartuns, textos informativos, tirinhas, poemas, letras de músicas.

"Gosto de participar da Maratona de Português, me envolvendo em todas as atividades da escola. Parei de estudar há 50 anos, mas consegui encontrar aqui na escola o que tanto preciso. Aprender é o que mais quero", comenta a estudante Marly Lourenço Gonçalves, da 9ª etapa da Escola Municipal Ginda Bloch.

Com a participação dos alunos da EJA, da 1ª à 9ª etapa, das escolas municipais Ginda Bloch (Alto), Maçom Lino Oroña Lema (Tijuca), Centro Educacional Roger Malhardes (São Pedro) e Centro Educacional Beatriz Silva (Barra), as avaliações foram divididas em quatro níveis, com dez questões objetivas, no primeiro segmento e dois níveis, com vinte questões objetivas, no segundo segmento.

Para o aluno Lucas, do Centro Educacional Beatriz Silva, a experiência foi bastante cativante. "Eu achei muito interessante participar da Maratona, porque a prova falava sobre política e nosso voto é muito importante para nossa cidade e nosso país. Por isso irei pensar antes de votar, para não votar em políticos corruptos", avaliou o aluno da 9ª etapa.

“Apesar de todas as dificuldades para atrair nossos estudantes para a escola em pleno sábado à noite, tivemos uma boa frequência em nossa Maratona 2014. As equipes de Português e as professoras do primeiro segmento estão de parabéns por mais esse excelente trabalho,” parabenizou a professora Ana Paula Coutinho, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos na rede municipal.
EJA Teresópolis realiza Maratona de Língua Portuguesa
Texto: Marcelo Ferreira
Fotos: Divulgação
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário