Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Mais alunos visitam exposição ‘Parque Nacional da Serra dos Órgãos de Teresópolis - 75 anos’

A simpatia das crianças da creche Oneide Maria dos Santos contagia
Mais alunos visitam exposição ‘Parque Nacional da Serra dos Órgãos - 75 anos’

Teresópolis, 19 de setembro de 2014 - Depois dos mais de 100 alunos da Escola Municipal Tiago Pacheco de Medeiros, de Venda Nova, esta semana foi a vez de outras 50 crianças, alunos da Creche Municipal Professora Oneide Maria dos Santos na Várzea, visitarem a exposição ‘Parque Nacional da Serra dos Órgãos – 75 anos’. Lançada em agosto pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, a exposição está montada no primeiro piso da Casa da Memória Arthur Dalmasso, no Centro, e em menos de um mês já recebeu mais de 500 visitantes.

A visita da Creche Oneide Maria dos Santos está sendo realizada por etapas. Acompanhados pela orientadora pedagógica Claudia Kimus, as crianças, com idade entre 3 e 4 anos, têm visitado a Casa da Memória todos os dias desta semana, sempre divididas em grupos de 15 alunos.

No local, orientados pela chefe do Serviço de Patrimônio Histórico, Regina Rebello, as crianças conhecem a história do parque, com diversas atividades. Assistem a vídeos sobre o Parnaso e sobre a conquista do Dedo de Deus e têm acesso também às dependências e ao acervo permanente da Casa. Além disso, a orientadora realiza contação de histórias com as crianças, aproveitando a cenografia especial que integra a mostra.

O secretário de Cultura, Arnaldo Almeida, comemora o sucesso da exposição. “Quanto mais visitantes, maior a certeza que temos de que a mostra foi um passo acertado. No ano em que se comemora os 75 anos de fundação do Parque Nacional, nada mais justo do que montarmos uma exposição que destaca um dos maiores cartões postais de Teresópolis, informa moradores e turistas e ainda serve como fonte de pesquisa e material de apoio para a aprendizagem nas escolas. O sucesso da mostra é motivo de orgulho para todos nós”, destacou.
Alunos de todas as idades tem visitado a exposição pelos 75 anos do Parque Nacional
As crianças aprendem e se divertem
Aproveitando o cenário especial, a orientadora Claudia Kimus contou histórias para as crianças
Sobre a mostra

Montada no primeiro piso da Casa da Memória, a exposição ‘Parque Nacional da Serra dos Órgãos – 75 anos’ é uma homenagem ao Parnaso pela comemoração histórica. É composta por paineis ilustrados, com textos e imagens que narram a história do parque ao longo do tempo. Inclui desde as primeiras informações sobre sua área de que se tem conhecimento, ainda na época do descobrimento, até as obras e reformas mais recentes, com ênfase também nas instalações da subsede do parque. Também compõem a exposição cartões postais com motivos do parque, fotografias e matérias jornalísticas produzidas por jornais e revistas acerca do tema.

Destaque ainda para a cenografia especial, criada pelo artista plástico e coordenador de exposições, Ricardo Guarilha. Com som ambiente que reproduz sons da Mata Atlântica, a cenografia retrata parte da flora do parque, e ainda espécies de alguns dos muitos animais silvestres que formam a fauna da reserva protegida, como o macaco muriqui, o tatu e a capivara.

A mostra é resultado de pesquisa da equipe do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Teresópolis, com orientação da chefe do Patrimônio, Regina Rebello, e supervisão de Ricardo Guarilha. Para a exposição, foram utilizados materiais dos acervos do Patrimônio Histórico de Teresópolis, do próprio Parque Nacional da Serra dos Órgãos, do historiador Romildo Pires e da professora Romilda Gomes.

Visitação até 27 de dezembro, de segunda a sábado, das 13h às 17h, na Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, 91 – Centro). Entrada franca.

Vale lembrar que, além desta, pode ser vista também no mesmo local a mostra permanente ‘Teresópolis, um passeio pela história’, que narra a história do município, também através de paineis ilustrados.
Rafael Corrêa, do Patrimônio Histórico, mostra aos pequenos o acervo da casa, incluindo o telefone de baseRegina Rebello orienta as crianças
Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Rafael Corrêa e Romildo Pires
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário