Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Polícia Militar comemora aniversário do 30º Batalhão em Teresópolis

Apresentação da Banda Sinfônica da PMERJ marca aniversário do 30º BPM
Polícia Militar comemora aniversário do 30º Batalhão em Teresópolis

Teresópolis, 25 de setembro de 2014 – O vice-prefeito Márcio Catão e os secretários municipais de Administração, José Carlos Cunha, e de Segurança Pública, Marcos Antonio da Luz, marcaram presença na solenidade em comemoração ao 11º aniversário de criação do 30º Batalhão da Polícia Militar em Teresópolis. Tendo à frente o atual comandante, tenente-coronel Cleber Silva Maia, a cerimônia também foi prestigiada pelo presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Teresópolis, Nadim Kantara, e o presidente da Casa de Portugal de Teresópolis, Carlos Rocha.

Realizado na noite desta quarta, 24, no Espaço Cultural Higino, no bairro do Alto, o evento reuniu ainda autoridades militares e convidados. O ponto alto foi a apresentação da Banda Sinfônica da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sob o comando do capitão PM músico Ronaldo Almeida, comandante da Companhia de Música da PMERJ.

Elevado a Batalhão em 2003, o 30º BPM está subordinado ao 7º Comando de Policiamento de Área e encontra-se instalado no bairro Pimenteiras, com um efetivo de 366 policiais, dos quais 296 estão na ativa.
Polícia Militar comemora aniversário do 30º Batalhão em TeresópolisConvidados acompanham a apresentação da Banda Sinfônica da Polícia Militar
Tenente-coronel Cleber Maia entre o presidente do Conselho de Segurança, Nadim Kantara, e o vice-prefeito Márcio Catão: comemoração pelos serviços prestados à população
Vice-prefeito Márcio Catão com os presidentes do Conselho de Segurança, Nadim Kantara, e da Casa de Portugal, Carlos Alberto Rocha, o secretário de Administração, José Carlos Cunha, e Hilna Gallo
Secretário de Administração, José Carlos Cunha, comandante da Companhia de Música da PMERJ, capitão Ronaldo Almeida, e o vice-prefeito Márcio Catão
Histórico

Originalmente, o município de Teresópolis era policiado por uma pequena guarnição da Polícia Militar fluminense, formada por cerca de 20 cabos e soldados a comando de sargentos, constituindo o efetivo de um destacamento.

Com a inauguração da Rodovia Rio-Teresópolis em 1959, a população do município teve um grande crescimento e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, juntamente com o comando da PMERJ, atendendo a apelos da população local, criou em 1971 a 1ª Companhia Independente de Polícia Militar em Nova Friburgo, que também ficou responsável pelo patrulhamento de Teresópolis, onde ficou sediado o 3º Pelotão daquela companhia.

Em 1998, se tornou núcleo do 30° BPM, que passou a ser denominado 30º Batalhão de Polícia Militar em 29 de setembro de 2003.

O Batalhão é responsável pelo policiamento dos municípios de São José do Vale do Rio Preto (2ª CIA), Sumidouro e Carmo (3ª CIA), com uma população aproximada de 215 mil pessoas em uma área em torno de 1566 km². O primeiro comandante da unidade foi o major PM Adolfo Carlos Schlosser. O comandante atual é o tenente-coronel Cleber Silva Maia.
Comandante do 30º BPM, tenente-coronel Cleber Maia dá boas-vindas aos convidados
(Fonte: 30º BPM)
Fotos – crédito Jeferson Hermida
Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário