Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Prefeitura de Teresópolis dá início à implantação da coleta seletiva nas repartições públicas municipais

Assessora do Inea, Rose Alves, fala sobre como é feita a separação dos materiais recicláveis e quais tipos de materiais podem ser reciclados
Prefeitura dá início à implantação da coleta seletiva nas repartições públicas municipais

Teresópolis, 30 de setembro de 2014 – A Secretaria de Meio Ambiente e o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) deram início, nesta terça-feira, 30, à implantação do Programa de Coleta Seletiva Solidária do Estado do Rio de Janeiro, com a realização de uma palestra sobre o assunto no Teatro Municipal. A iniciativa cumpre ainda o que estabelece o Decreto Municipal 4.532, que institui a obrigatoriedade da separação dos resíduos recicláveis nos órgão públicos e entidades da administração municipal e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores deste tipo de material.

“Os órgãos públicos devem dar o exemplo, incentivando a população a participar da coleta seletiva. Vamos começar a fazer a separação dos materiais recicláveis nas secretarias e destiná-los à associação de catadores da cidade. Com isso, a gente deixa de descartar esse material no meio ambiente e aumenta a vida útil do aterro sanitário”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, André de Mello, pontuando que o programa deve estar funcionando plenamente até o final deste ano.

De Mello frisou que cada secretaria terá servidores que irão supervisionar o trabalho de coleta seletiva em seus setores. “As secretarias terão dois representantes que vão supervisionar a separação do lixo nas suas repartições e terão contato com a Secretaria de Meio Ambiente e o Inea, nos passando as informações sobre o andamento das ações”.

Na ocasião, a assessora do Inea, Rose Alves, ministrou uma palestra sobre como é feita a separação dos materiais recicláveis, quais tipos de materiais podem ser reciclados e a sua forma de acondicionamento. “Entre os materiais que podem ser reciclados estão papel, garrafas e copos de água mineral, latas de refrigerantes e embalagens em geral”, enumerou Rose Alves.

A palestrante destacou que a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece que a gestão de resíduos deve observar a seguinte prioridade: não geração; redução; reutilização; reciclagem; tratamento; e destinação final adequada, e que o Programa de Coleta Seletiva Solidária do Estado do Rio segue estes preceitos.

Rose Alves explicou ainda sobre o cronograma de implantação em Teresópolis. “A comissão, formada por funcionários de cada secretaria, irá elaborar um diagnóstico de suas repartições, preenchendo um formulário que inclui dados sobre a infraestrutura de cada setor, entre outros elementos. Em seguida, serão feitos o planejamento da implantação dos coletores e a mobilização dos demais servidores da secretaria. Depois virão a destinação do material para a associação de catadores e o monitoramento e avaliação das ações”.

A assessora do Inea ressaltou também que o programa deverá ser implantado em todos os 92 municípios do estado. “O programa de coleta seletiva já foi implantado em 22 cidades e no momento estamos trabalhando com outros 65 municípios. A meta é que a coleta seletiva solidária seja implantada em todo o estado”.
Assessora do Inea, Rose Alves, fala sobre como é feita a separação dos materiais recicláveis e quais tipos de materiais podem ser reciclados
Secretário de Meio Ambiente, André de Mello, frisa que os órgãos públicos devem dar o exemplo, incentivando a população a participar da coleta seletiva
Texto: Mara Lúcia
Fotos: Marcelo Rosa
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário