Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Prefeitura de Teresópolis reforma Centro Odontológico, na Várzea

Para Luciano Demarchi, secretário municipal de Saúde, a adequação significa uma nova realidade para o município
Prefeitura reforma Centro Odontológico Djalma Monteiro , na Várzea
Unidade contará com especialistas, salas de raio-x e de esterilização

Teresópolis, 10 de setembro de 2014 - Com um total de 15 homens, a Secretaria de Obras da Prefeitura de Teresópolis está trabalhando na reforma e modernização do Centro Odontológico Djalma Monteiro, situado na Várzea. A unidade está sendo totalmente reformulada em sua estrutura para a implantação do Centro de Especialidades Odontológicas, que faz parte da Política Nacional de Saúde Bucal. 

“Essa reforma faz parte do nosso projeto de ampliação do atendimento na área odontológica prestado à população, que terá à disposição tratamentos que não eram oferecidos na rede pública”, ressaltou o prefeito Arlei.

Até o fim do ano, o espaço contará com um CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Teresópolis e o Ministério da Saúde, dentro do programa Brasil Sorridente. O CEO tipo II vai oferecer diagnóstico bucal com ênfase na prevenção do câncer bucal, periodontia (tratamento de gengiva), endodontia (tratamento de canal), pequenas cirurgias orais, prótese e tratamento para pacientes com necessidades especiais (com deficiência, paralisia cerebral e diabéticos, entre outros). 

Com pintura, teto, piso, hidráulica e elétrica, novos equipamentos, banheiros com acessibilidade, salas de atendimentos especializados, de esterilização e de raio-x, entre outras melhorias estruturais, a obra está sendo desempenhada com recursos federais do Ministério da Saúde, através do programa Brasil Sorridente. No total, o repasse federal chega a R$ 75 mil, além de uma verba mensal exclusiva para a manutenção do CEO II.
 Diretor do  Departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, Walmir Rodrigues confirmou que esta é uma das etapas de reformulação da saúde bucal em Teresópolis
Segundo o secretário municipal de Saúde, Luciano Demarchi, a obra é mais do que uma reforma, significando uma nova realidade para o município. “Esta obra representa um grande avanço na saúde bucal da população de Teresópolis. Na rede básica temos o atendimento mais simplificado e agora com a implantação do CEO daremos ao público uma assistência especializada com vários tratamentos odontológicos”, explicou o secretário.

Para o diretor do Departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, Walmir Rodrigues, essa é uma das etapas de reformulação da saúde bucal no município. “Com a reforma e a adequação estrutural da unidade, com climatização e equipamentos necessários para o atendimento especializado, as condições de trabalho dos profissionais vão melhorar muito e consequentemente a qualidade do atendimento à população”, relatou Walmir.

Durante o período da reforma, a população não ficou desassistida e continua recebendo tratamento dentário nas unidades de Atenção Básica, que possuem a atividade, nas unidades móveis odontológicas, que atendem as localidades da zona rural, e nas unidades secundárias como o Centro de Saúde Dr. Armando Gomes de Sá Couto (CES), na Várzea e no Cemusa, no bairro são Pedro. O Centro Odontológico Djalma Monteiro (CODM), funciona na Rua Heitor de Estevão, nº 300, ao lado do prédio da Guarda Municipal.

Dentro de um conceito amplo de saúde e bem-estar social, o atendimento odontológico é um dos serviços mais importantes para a saúde em geral. E os cuidados preventivos são o melhor remédio.
Secretaria de Obras faz reforma e moderniza  Centro Odontológico da Várzea
Brasil Sorridente

O Brasil Sorridente – Política Nacional de Saúde Bucal - é o programa do governo federal que tem mudado a Atenção da Saúde Bucal no Brasil. De modo a garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população brasileira, o Brasil Sorridente reúne uma série de ações para ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Uma das principais linhas de ação do programa é a reorganização da Atenção Básica em saúde bucal, e a ampliação e qualificação da Atenção Especializada.

Texto – Gisele Barreto
Fotos - Vanusa Lima
Fonre - Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário